Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Sindicatos patronais debatem fortalecimento do setor industrial

26.07.2014
02:26
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

‘Como atrair e manter associados?’. Foi com este tema que presidentes e dirigentes dos sindicatos filiados à Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) debateram, nesta quinta-feira (24/07), sobre algumas ações para fortalecer a categoria e o setor industrial. A troca de experiência com representantes sindicais de outros estados foi fundamental para mostrar que é possível manter uma base sindical forte.

De Campo Grande (MS), o presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (Sindivest-MS), José Francisco Veloso Ribeiro, falou sobre a forma de atuação da atual diretoria. Acima da média nacional, o Sindivest-MS possui na base sindical 30% das indústrias do segmento. “Não é fácil, mas, anualmente, elaboramos um plano de gestão e colocamos em prática. Firmar parcerias e ofertar serviços aos associados são algumas das nossas principais ações”, contou.

Segundo Veloso, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Social da Indústria (Sesi), o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas são os grandes parceiros do sindicato, com a realização de cursos, capacitações, treinamentos e apoio na organização das missões empresariais.

Já de Mato Grosso, o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Mato Grosso (Sindipan-MT), Carlos Polaco, falou sobre o fortalecimento da entidade nos últimos dois anos. “Assumimos um sindicato um pouco desestruturado, mas logo nos reorganizamos e começamos a realizar algumas atividades, como a qualificação da mão de obra dos trabalhadores da panificação”.  

Ações estas que repercutiram positivamente tanto na base sindical como em toda a sociedade, segundo Polaco. Uma delas foi a parceria internacional que trouxe para Cuiabá um panificador francês que, durante 15 dias, ministrou curso e workshop para os trabalhadores e empresários da panificação no Estado.

Com participação expressiva dos presidentes de sindicatos de todo o Estado, a mesa-redonda contou também com a participação do presidente do Sindicato das Indústrias Têxtil de Pernambuco e vice-presidente da Federação das Indústrias no Estado de Pernambuco (Fiepe), Oscar Augusto Rache Ferreira. Ele falou sobre a importância dos sindicatos oferecerem serviços aos associados para conseguir manter uma base forte e unida.

“Gostei muito do curso, essa troca de experiência foi de grande valia. Saio daqui com a certeza de que precisamos nos unir, pois só com união teremos um sindicato forte e uma indústria forte. E acredito que essa é a ideia de todos os sindicatos do Estado, tanto que a maioria dos presidentes participou desse evento”, declarou o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico da Região Sul de Mato Grosso (Sindimec-Sul), Álvaro Luís Fruet.

A Mesa-Redonda é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) e executado pela Fiemt.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO