Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sinop sedia primeiro Congresso de Artes

02.08.2012
16:42
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Difundir e apreciar as mais diversas formas de expressões artísticas. Este é o objetivo do I Congresso de Artes de Sinop que será realizado entre os dias 9 e 11 de agosto no anfiteatro da Unemat e na Escola de Governo. Com o tema ‘Diversidade Criativa’, o evento é fruto da parceria entre Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal da Diversidade Cultural, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

Os interessados em participar do Congresso de Artes ainda podem se inscrever até amanhã (3) pelo site www.congressossinop.com.br. O valor da inscrição custa R$ 60,00, porém estudantes, professores e técnicos de desenvolvimento infantil e monitores do programa Mais Educação têm desconto de 50% com a apresentação da carteirinha e ou comprovante de monitoria no ato do credenciamento.

Para o secretário de Diversidade Cultural, Alisson Oliveira o evento vai proporcionar um intercâmbio cultural, pois vários artistas vão se encontrar para mostrar cultura através das expressões artísticas. “A iniciativa é inédita, nunca aconteceu antes um evento nessa dimensão que fosse voltado para as artes. Da mesma forma que os artistas vão repassar seus conhecimentos, também vão receber dos outros participantes”, completou.

Segundo a coordenadora do congresso Franciane Gobbi Santos, o evento visa desenvolver de forma mais ampla aos estudantes, profissionais da educação e comunidade em geral um espaço rico de aprendizagens artísticas e culturais. “O Congresso de Artes vai promover a troca de experiências entre educação e cultura. Sinop é uma cidade cultural, no entanto, a arte precisa ser mais espalhada, difundida nas escolas e também nas comunidades. Esperamos atingir este objetivo”, explicou.

O evento vai contar com a presença de profissionais renomados da arte, como a professora Doutora Trérèse Hofmann Gatti da Universidade de Brasília, a professora Doutora Delmary Vasconcelos de Abreu da Universidade de Brasília, a professora Mestre Caroline Maria Holanda Cavalcante da Universidade de Fortaleza e também a professora Mestre Rita Domingues da Universidade Federal de Mato Grosso. Sinop é muito bem representado pela Especialista Marli Volpato, pela Especialista Flávia Zelinda Fernandes e também pelos professores Wanda Pessoa e Rogério Neves.

Programação

No dia 09, ás 17h será o credenciamento dos participantes na Unemat e a abertura acontece às 19h30 com apresentação artística e após, a Dra. Thérère Hofmann Gatti (UNB/ Brasília) vai ministrar uma palestra com o tema “A Diversidade de Materiais”. 

No dia seguinte, o evento começa às 7h30 com uma apresentação artística. A palestra “Ensinar- dançar-teatro: lugar de micro-subversões” será apresentada às 8h pela Ms. Caroline Maria de Holanda Cavalcante (UNIFOR/ Fortaleza). Os Grupos de Trabalhos em Ensino ou Performance em Artes Visuais; em Dança; em Música e em Teatro acontecerão em salas diferentes a partir das 10h.

No período da tarde, as atividades iniciam às 14h com a palestra “Dança Escolar: A arte que expressa, comunica e transforma” da professora especialista de Sinop Flávia Zelinda Fernandes. Também às 16h será apresentado os Grupos de Trabalhos e às 20h, a palestra “Tornar-se Professor de Música em Diferentes Contextos”, da Dra. Delmary Vasconcelos de Abreu (SDC – Sinop/ UNB-Brasília) e também a MS. Rita Rodrigues (UFMT- Cuiabá)

No último dia (11) serão desenvolvidas as oficinas na Unemat e na Escola de Governo das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. Os temas serão Materiais em Arte; Coro Escolar; Atividades Rítmicas e Folclóricas; Corpo, matéria e movimento na formação e composição cênica; Desenho artístico; Decoupage em MDF; Percussão: corporal e instrumental. Os participantes poderão participar de duas oficinas, uma em cada período.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO