Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Sistema de rastreamento é usado por ciclistas de MT para prevenir roubos

22.10.2016
09:02
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Selo rastrea bicicleta em caso de roubos ou furtos
Com o elevado índice de roubos e furtos a bicicletas, um sistema de rastreamento é usado por ciclistas de Cuiabá para prevenir os crimes. A iniciativa começou após o aumento dessas ocorrências. De acordo com a Polícia Civil, de janeiro a setembro deste ano, 86 denúncias envolvendo bicicletas foram registradas. Desse total, 68 foram furtadas e 16 roubadas enquanto o ciclista ainda pedalava.

Em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, mais de 40 grupos de praticam o ciclismo na região urbana. A maioria das bicicletas é importada e custam mais dinheiro, o que chama a atenção dos criminosos. De acordo com o empresário Robson santos, o sistema de rastreamento é uma forma segura de sair para passear correndo menos riscos.

“O sistema funciona com um carimbo que a pessoa coloca em cima da bicicleta. Com isso, é possível cadastrar a bicicleta pela internet, ver onde a bicicleta foi comprada, quem é o dono e outras informações. O adesivo fica gravado na bike e não é fácil remover”, disse.

Em menos de seis meses, uma loja de bicicletas na Avenida Fernando Corrêa, em Cuiabá, foi assaltada duas vezes. As imagens das câmeras de segurança da loja chegaram a registrar o momento em que o suspeito quebra a vitrine do local com uma pedra. De acordo com o Robson, na primeira invasão os criminosos não levaram nada, mas na segunda o prejuízo foi maior.

“No primeiro furto o bandido só levou os celulares e um dinheiro que tinha na gaveta, mas no segundo eles chegaram a levar uma bicicleta”, relatou o empresário.

Segundo a Polícia Civil, todos os casos registrados são investigados. O delegado Marcelo Gomes relata que a internet tem sido uma ferramenta útil na localização das bicicletas.

“Muitas vezes as bikes são recuperadas. Nós mantemos um monitoramento em sites de vendas dessas bicicletas. Além disso, existem as informações que vem das vítimas, que conhecem de perto esses equipamentos subtraídos. Nós vamos até o local, onde possivelmente elas são sendo comercializadas”, explicou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO