Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sorriso: confirmados 373 casos de dengue em 2015; estado de alerta continua

07.01.2016
11:03
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria de Saúde e Saneamento divulgou nesta manhã (07), o relatório de casos da dengue em 2015. No total, 1.250 casos foram investigados no ano passado, desse número, 373 confirmados como dengue clássica, 594 descartados e 283 ainda estão sob investigação.

De acordo com o relatório, o mês com o maior número de incidência de dengue no município foi junho com 128 casos clássicos confirmados, seguido diretamente por maio com 96 casos. Já os meses com menor incidência foram janeiro com seis casos, setembro com oito confirmações, outubro com nove e fevereiro com dez incidências.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, em 2016, 20 pessoas já procuraram atendimento nas Unidades Básicas de Saúde com suspeita de dengue. Até o momento, dois casos foram confirmados e 18 estão sob investigação.

O Departamento de Vigilância em Saúde alerta que o sexto ciclo de avaliação do índice larvário do aedes aegypti, que compreende os meses de novembro e dezembro, fechou com índice de 3,17%. Já o índice geral do município ficou em 2,30% no ano. Devido aos números, a recomendação é que os cuidados em relação a evitar criadouros do aedes aegypti, agente transmissor da dengue, chikungunya e zika, precisam continuar intensos.

Aliado a isso, as equipes da Secretaria de Saúde e Saneamento continuam com o trabalho de campo regular em que os agentes de endemias realizam visitas nos imóveis com intervalo de aproximadamente 60 dias, trabalho de PE (pontos estratégicos) realizados em borracharias e locais com grande acúmulo de possíveis depósitos. Além disso, são realizadas visitas em locais cuja denuncia é recebida via telefone.

De acordo com a responsável pelo departamento de Vigilância em Saúde, Sílvia Fleming, as larvas positivas são encontradas principalmente em depósitos dos tipos B e D. Depósitos do tipo B são vasos, pratinhos, baldes, tanques, brinquedos em uso, dentre outros e também e depósitos do D2 são constituídos por resíduos sólidos que podem ser descartados. 

Sílvia ressalta que os cuidados são simples. É essencial que a população colabore com as ações preventivas como o descarte correto dos recipientes para que o aedes aegypti não tenha condições de reprodução.  “São pequenas ações, como retirar água parada de um pote que podem salvar vidas e isso todos nós podemos fazer. É compromisso de cada um manter seu quintal limpo e organizado”, destaca. “É necessário ainda cuidar para não transferir lixo de um local para outro, para simplesmente não transferir o problema de local. Não podemos descuidar de modo algum”, acrescenta. 

A coordenadora destaca que ao sentir sintomas de dengue, zika ou chikungunya, as pessoas devem procurar imediatamente a UBS de referência de seu bairro para confirmação e tratamento. “Dessa forma a vigilância é notificada e podemos atuar realizando o trabalho de investigação local”, finaliza.

Confira o índice de infestação larvário em Sorriso por localidade:

ÍNDICE SATISFATÓRIO < 1%. (verde) Localidades: Alphaville, Vila Romana, Santa Clara, Liberdade e Flor do Cerrado.

ÍNDICE ALERTA ≥ 1% e < 4% (amarelo). Localidades: Jardim Bela Vista, Bom Jesus, Bela Vista, Morada do Sol, São Domingos, Portal Kaiabi, Rota do Sol, Benjamin Raiser, Centro Sul, Centro Norte, Jardim Alvorada, Jardim Acácias, Jardim Primavera, Jardim Europa, Jardim Itália, Jardim Amazônia, Vila Bela, Fraternidade, Chácara Setor Norte, Nova Aliança, Condomínio Porto Seguro, Santa Maria I e II, Residencial Pinheiros, Jardim América, Jardim Novos Campos, Jardim Califórnia, Recanto dos Pássaros, Village, Parque Universitário, Taiamã, Vitória Régia, São Mateus, Boa Esperança, Jardim Tropical, Residencial Colinas, São Francisco, Distrito de Boa Esperança e Primavera.

ÍNDICE ≥ 4% RISCO DE SURTO (vermelho). Localidades: Caravágio, Jardim Carolina, Industrial I Etapa, Industrial II Etapa, Industrial Nova Prata, União, Chácaras Verdes Campos, Projeto Casulo, São José e Assentamento Jonas Pinheiro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO