Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sorriso continua em alta para índice larvário do aedes aegypti

22.12.2015
15:32
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Departamento de Vigilância em Saúde alertou nesta manhã (22), que mesmo após os serviços de limpeza de áreas públicas e terrenos baldios, o índice larvário do aedes aegypti em Sorriso continua alto, em 3,26%. Os dados são da semana 50 de acompanhamento, que mostram o levantamento em dezembro de 2015.  O índice aceitável pelo Ministério da Saúde é de 1%.

De acordo com a responsável pelo departamento, Sílvia Fleming, as larvas positivas são encontradas principalmente em depósitos dos tipos B e D. Depósitos do tipo B são vasos, pratinhos, baldes, tanques, brinquedos em uso, dentre outros e também e depósitos do D2 são constituídos por resíduos sólidos que podem ser descartados. 

Sílvia ressalta que nesta época de festas é essencial a participação da população no combate, evitando possíveis criadouros e mantendo o quintal limpo. “São pequenas ações, como retirar água parada de um pote que podem salvar vidas e isso todos nós podemos fazer. É compromisso de cada um manter seu quintal limpo e organizado”, destaca. “É necessário ainda cuidar para não transferir lixo de um local para outro, para simplesmente não transferir o problema de local. Não podemos descuidar de modo algum”, ressalta. O aedes aegypti é agente transmissor dengue, chikungunya e zika.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO