Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Sorriso e outros 22 municípios comemoram emancipação política nesta terça-feira

13.05.2014
08:37
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Sorriso
Maio é o mês em que mais cidades mato-grossenses comemoram sua emancipação político-administrativa. Dos 34 municípios que festejam sua criação neste mês, 23 celebram a emancipação nesta terça-feira (13.05). Os três mais velhos, São Félix do Araguaia, Pedra Preta e Tangará da Serra, foram criados em 1976 e completam 38 anos. Já os outros 20 foram criados na mesma data, dia 13 de maio de 1986, e comemoram 28 anos. São eles: Alto Taquari, Campinápolis, Cocalinho, Comodoro, Indiavaí, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Olímpia, Novo Horizonte do Norte, Novo São Joaquim, Peixoto de Azevedo, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Primavera do Leste, Reserva do Cabaçal, Sorriso, Terra Nova do Norte, Vera e Vila Rica.
 
Muitos dos municípios aniversariante presenteiam a população com inaugurações e lançamentos de obras nesta terça-feira. Nova Olímpia lança uma unidade básica de saúde, obras de saneamento básico e a ampliação de escola municipal. Primavera do Leste comemora com as inaugurações da sede do Comando Regional de Polícia Militar, da Central de Vídeo Monitoramento, que traz mais 15 câmeras em pontos estratégicos da cidade, e a iluminação do canteiro central da avenida 12 de Maio, uma das principais da cidade. Tangara da Serra lança obras de saúde, infraestrutura, ampliação da escola e inaugura a ampliação da delegacia da policia civil.
 
Vila Rica prepara um desfile de caminhões, ambulâncias e maquinas que foram adquiridas pelo município e Peixoto de Azevedo, festeja com lançamento de Unidade Básica de Saúde, inauguração de uma quadra poliesportiva e visitação das estruturas de uma creche, que está em obras. Já a população de Marcelândia terá um aniversário mais que especial, com o tão esperado lançamento dos cursos de Direito e Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e a divulgação da data do primeiro Vestibular.
 
Algumas cidades farão a comemoração oficial na noite desta segunda-feira (12.05), com espetáculos musicais abertos ao público que serão apresentados em praças e vias principais das cidades. Alto Taquari traz a dupla Pedro Henrique e Fernando, Indiavaí o show de Conrado & Alessandro, Porto Alegre do Norte a apresentação do cantor Santorine e Primavera do Leste a banda Araketu. Já o município de Sorriso traz nesta segunda-feira o show com Gustavo Lima e na terça, Eduardo Costa. Também se apresentaram na cidade, no último fim de semana, os cantores Daniel e Chico Rey e Paraná. Como as programações fazem parte da Exporriso, as atrações são pagas.
 
Também haverá shows nas cidades de Vera, que exibe a dupla do sertanejo universitário Cácio e Marcos, que foram escolhidos através de uma pesquisa com o público jovem da cidade; Vila Rica, que apresenta o cantor Léo Magalhães, e São Félix do Araguaia que traz Thiago Brava, na segunda, e Santorine, na terça.


Outras cidades aproveitaram o fim de semana e anteciparam as festividades com shows de cantores de grande reconhecimento nacional. Foi o caso de Campinápolis, com o show de Crystian e Ralf, Porto Esperidião, que trouxe a dupla Cesar e Paulinho, e Pedra Preta, que durante três dias apresentou mais uma edição do Carnaval fora de época ‘Mica Preta’, que teve como principal atração o show do Araketu. 

Ainda teve aqueles municípios que optaram por atrações regionais, com shows locais, apresentações culturais e gincanas educativas. Entre eles estão Cocalinho, Comodoro, Novo Horizonte do Norte e Terra Nova do Norte. O município de Peixoto de Azevedo comemorou a data com o encerramento do Festival Municipal da Canção e Festival Gastronômico do Peixe, e Porto Esperidião celebra o último dia da festa de Nossa Senhora de Fátima com desfile Cívico e show do cantor Lucas Larranhaga.
 
O município de Nova Canaã do Norte é o único que não terá nenhum tipo de festividade nesta semana, já que a tradicional festa do Costelão, que marca o aniversário da cidade, foi adiada para o fim de junho.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO