Mato Grosso, 27 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sorriso registra o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica

22.06.2015
15:25
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso, alerta toda a população para os perigos da dengue. No último fim de semana, foi registrada a primeira morte por dengue hemorrágica, e causas associadas, no município. Wellison Oliveira Silva, de 10 anos, era aluno da Escola Municipal Francisco Donizete de Lima, e faleceu domingo (21), no Pronto Socorro de Várzea Grande.

Até a data de hoje (22), Sorriso registrou 542 notificações. Destas, 208 foram positivas para dengue, e somente um caso de dengue com óbito. Em Mato Grosso, até o dia 30 de maio, foram registrados 12.956 casos de notificações de dengue.  Comparado com o ano anterior, houve 8.121 notificações a mais no Estado, refletindo em um aumento de 59,54%. Em Sorriso, foi realizado o levantamento de índice rápido (LIRA) no mês de maio, obteve um índice de infestação de 6,6% de larvas encontradas.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, a maioria dos focos encontrados em Sorriso foram localizados em depósitos como lixo, pratos de vasos de plantas, latas, garrafas, potes entre outros, que são depósitos móveis de fácil remoção. O índice obtido pelo LIRA indica que o município se encontra em estado de risco, visto que o índice de larvas aceitável pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

No bairro Nova Aliança, localidade onde morava o menor Wellison Oliveira Silva, que veio a óbito por dengue hemorrágica e causas associadas, a Vigilância Ambiental realizou o bloqueio e a limpeza das bocas de lobo, por ocasião do recebimento da notificação. O índice larvário do bairro Nova Aliança, no segundo ciclo do trabalho da Vigilância Ambiental, foi de 5, 49%.

A Secretaria de Saúde e Saneamento está trabalhando, em conjunto com a Secretaria de Educação e Cultura, e o presidente do bairro, com ações específicas de combate aos criadouros do mosquito da dengue, Chikungunya e Zika, no Nova Aliança. A equipe de Vigilância Ambiental está realizando o trabalho de campo, por meio de reclamações realizadas pela população, em pontos estratégicos.

“Somente nossa equipe não consegue eliminar todos os focos que se encontram hoje no nosso município. Trabalhamos com levantamentos de índices e orientações, mas sem a sensibilização da população não conseguimos eliminar os focos. É necessário que todos trabalhem contra a dengue, Chikungunya e Zika, pois a proliferação do mosquito é muito rápida e eliminando o criadouro podemos quebrar o ciclo do mosquito”, alerta Silvia Fleming, coordenadora do Departamento de Vigilância em Saúde.

A Secretaria de Saúde e Saneamento realizou visita domiciliar aos familiares de Wellison Oliveira Silva, e a Administração Municipal se solidariza à família, amigos e colegas do estudante. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO