Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Sorriso: Transferência de policiais civis marca discurso dos vereadores

17.03.2015
14:37
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A transferência dos investigadores da Polícia Civil Roberto Ribeiro (o Betão) e Luciano Testa, de Sorriso para Sinop, marcou os discursos dos vereadores durante a sessão ordinária que a Câmara de Sorriso realizou na noite de ontem (16.03).

Os vereadores Bruno Stellato (PDT), Claudio Oliveira (PR), Profº Gerson (PMDB), Irmão Fontenele (Pros) e Dirceu Zanatta (PMDB) falaram sobre o encontro que tiveram com o secretário estadual de Segurança Pública, Mauro Zaque, e uma comitiva de Sorriso, em Cuiabá, para tratar desse assunto.

O posicionamento de Zaque frustrou as expectativas dos participantes. "Depois de apresentarmos números estatísticos e de fazermos nossas cobranças, o que nós ouvimos do secretário é que ele não vai interferir na decisão da diretoria geral da Polícia Civil”, informou Bruno, acrescentando que o secretário, por conta da mobilização popular, disse que irá analisar a situação em até 30 dias.

Menosprezo
Já o vereador Dirceu Zanatta não poupou críticas à posição de Zaque, que na opinião dele, foi de menosprezo à representativa de Sorriso no cenário estadual e contrária ao que foi prometido em campanha eleitoral sobre segurança. “Vivemos momentos de insegurança total e, quando começamos a ter um pouco de tranquilidade - como é o nosso caso - , o governo transfere dois investigadores. O secretário de Segurança tem o poder de revogar essa remoção, mas ele não faz questão. Ele não respeitou a sociedade sorrisense que estava lá representada, muito menos os deputados que estavam pedindo clemência”, desabafou.

Segundo o parlamentar, o pedido de remanejamento dos investigadores partiu do Poder Judiciário de Sorriso. “Tem um juiz daqui da Comarca de Sorriso que foi em Cuiabá denunciá-los. Então, esse magistrado está condenando os dois. Que força tão grande é essa que tem dentro da sociedade de Sorriso que consegue a força de um juiz para ir lá pedir a transferência?”, questionou.

Para saber quem seria o magistrado, o vereador apresentou requerimento cobrando da direção da Polícia Civil a divulgação do nome do denunciante e da entidade que solicitou a remoção. “Essa pessoa mora em Sorriso, mas não anda pelas ruas de Sorriso. Se andasse, ela nunca iria fazer isso porque saberia como estava a criminalidade nessa cidade”, criticou.

De acordo com o Zanatta, a luta pela permanência dos policiais não vai terminar. “Nesta terça, teremos uma reunião com a CDL e vamos conclamar o comércio e a população para fazerem um ato público em repúdio ao secretário Zaque e ao governador Pedro Taques”, adiantou.

Investigadores
Ao fim dos pronunciamentos dos parlamentares, o investigador Luciano Testa pediu para usar a tribuna.

Em sua fala, o policial disse que se sente magoado, impotente e injustiçado diante do pedido de transferência.  “Eu sou classe especial, com 13 anos de polícia, e o que eu recebo da corporação hoje é isso: essa punição, sem um mínimo direito de defesa. Eu não sei quem me acusou e nem de que”, disparou.

Ele também agradeceu a receptividade e o carinho da população sorrisense. “O que nós pudemos perceber é que tudo nós fizemos nessa cidade para coibir a criminalidade valeu muito a pena. Nós escolhemos Sorriso para morar com nossa família, mas não vamos conseguir isso porque nós já fomos retirados daqui e iremos nos apresentar em Sinop nesta terça-feira”, lamentou.

 “Nós vamos embora com Sorriso no coração. O nosso desejo é de poder voltar para cá e trabalhar em prol desse povo tão batalhador”, finalizou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO