Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Taques destacou a parceria do Estado com os municípios

27.02.2015
10:49
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O governador Pedro Taques participou nesta quinta-feira (27.02) da cerimônia de posse do novo presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga. Na oportunidade, o chefe do Executivo Estadual ressaltou a parceria com a entidade em ações que beneficiam os 141 municípios do Estado. 

Durante seu discurso, Taques disse que quando assumiu o governo encontrou os repasses da saúde em atraso e, por isso, montou uma força-tarefa que resultou na regularização dos repasses a mais de 120 cidades do Estado já nos primeiros 57 dias de governo. 

Para o governador, o momento é de somar esforços junto aos prefeitos para que as ações sejam em benefício da população. Taques disse que já recebeu no Palácio Paiaguás 135 prefeitos nestes dias. “Quero dizer aos senhores que determinei a todos os meus secretários que recebam os prefeitos, que ouçam os prefeitos e eles têm feito isso”. 

O governador falou que conhece a necessidade dos prefeitos, mas ressaltou que neste momento o Estado passa por uma crise financeira, tendo em vista os restos a pagar que foram gerados em 2014 e o déficit orçamentário já detectado para este ano. “Muitos municípios estavam com os repasses fundo a fundo atrasados e já regularizamos os repasses da saúde em 125 municípios”, contou. 

Mesmo com os problemas financeiros que o Estado passa, o governador destacou que este é o momento de somar esforços e determinou um novo estudo do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) com a participação da AMM e da Assembleia Legislativa para que um novo modelo do fundo seja apresentado. 

“Quero cumprimentar o prefeito de Juscimeira e presidente da AMM que está deixando o cargo, Chiquinho do Posto e também o novo presidente, Neurilan Fraga e em seu nome a nova diretoria da associação. Eu quero dizer aos 141 prefeitos que nós estamos de portas abertas para fazer um Mato Grosso que nós todos desejamos”. 

Já o novo presidente da AMM, Neurilan Fraga, ressaltou que já melhorou muito a relação da entidade com a nova gestão do Estado. “Eu não tenho dificuldade alguma em falar com os secretários de Estado e isso não existia antes. Nós queremos estreitar ainda mais essa parceria para levar resultados aos municípios”, afirmou. 

Já o secretário de Estado de Fazenda, Paulo Brustolin, um dos responsáveis pela articulação do Estado junto à associação, disse que a aproximação se deu por acreditar que não existe um Estado forte sem um município forte. “Ao longo desses primeiros dias da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) eu procurei trabalhar, por determinação do governador Pedro Taques, com muita austeridade e transparência junto aos municípios. Fizemos os repasses nas datas certas, conversamos e dialogamos e essa é a postura que o governo vai adotar ao longo dos próximos quatro anos. Uma postura responsável e de fortalecimentos dos 141 municípios, por isso tenho uma relação ótima com a AMM”, finalizou. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO