Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Técnicos da UFMT aceitam reajuste de 10% e voltam ao trabalho

08.10.2015
15:32
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os técnicos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) encerraram a greve após aceitarem a proposta de reajuste de 10,8% do governo federal. Eles retornaram ao trabalho nesta quinta- feira (8).  O acordo foi homologado pelo governo federal nesta quarta-feira (7). Os funcionários estavam parados havia 133 dias.

O reajuste de 10,8% deve ser concedido de forma parcelada, sendo a primeira em agosto de 2016 e a segunda, em janeiro de 2017. A categoria também conseguiu aumento de 24% no vale-alimentação e 300% no auxílio creche/escola aos servidores com filho de até seis anos de idade, de acordo com a a coordenadora do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos e Administrativos da UFMT (Sintuf-MT), Léia de Souza Oliveira.

Com o fim da greve, os órgãos administrativos da universidade, como o restaurante universitário, a biblioteca, os laboratórios, o protocolo central e as secretarias de curso voltaram a funcionar. Os técnicos que atuam nos campi de Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças e no Hospital Universitário Júlio Müller, em Cuiabá, também retomaram as atividades.

"Aceitamos [o acordo] para não ter maior perda salarial. Suspendemos a greve, tendo um recuo estrátegico, porque não houve ganho real. Só vamos diminuir as perdas acumuladas, que corresponde a mais 30%", disse a coordenadora.

Greve dos professores
Também em greve, os professores da UFMT devem decidir se irão ou não continuar em greve em uma assembleia marcada para esta quinta -feira (8). Ele devem votar o indicativo de fim da greve entre os dias 13 e 16 desse mês. Além disso, devem analisar se aceitam a proposta do governo federal para o retorno das atividades.

A greve dos professores da UFMT completa 134 dias nesta quinta-feira e é considerada a maior da história da instituição.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO