Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Mato Grosso

Tecnologia apresentada durante Show Safra é transferida para o agricultor familiar

29.04.2016
11:09
FONTE: Ascom/Francieli Cela

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Após experimento, uma nova tecnologia foi levada para incrementar a produção do agricultor familiar. As telas de sombreamento ou telas termorefletoras foram um dos tipos de tecnologias de cultivo testadas no Centro de Referência Tecnológica da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, dentro da Fundação Rio Verde, e apresentadas durante o Show Safra BR 163.

As telas de cor prata e branca, vermelha e prata foram utilizadas para cultivar hortaliças no campo experimental, e após os testes feitos em parceria com a Embrapa e Empaer, foram levadas para a Comunidade Quatá, para servir de modelo para os agricultores do local.

De acordo com a agrônoma da Secretaria de Produção e Desenvolvimento, Aline Freitas, a tecnologia é indicada para diminuir a incidência solar e o uso de defensivos, o que é muito útil neste período de seca que inicia nos próximos dias, possibilitando cultivar com qualidade o ano todo.

“Trouxemos três modelos de tela para a Comunidade Quatá com a proposta dos produtores conhecerem de perto o funcionamento e os benefícios do método, para então estudarem a viabilidade de implantar nas propriedades. Quem optar em implantar o sistema terá todo o suporte da secretaria”.

A agrônoma ainda pontuou que as pesquisas realizadas no campo experimental têm a finalidade de evitar que o pequeno produtor invista em um cultivo ou tecnologia que não são indicados para essa região.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, Claudiomir Boff, destacou que o Quatá é um assentamento jovem, tem apenas três anos, e o foco é produzir alimentos para a merenda escolar.

“Por enquanto tem só três famílias direcionando para a merenda escolar, mas a proposta é que mais atendam essa demanda. Por isso, é importante que eles conheçam novas tecnologias para melhorar a produção, porque o pequeno produtor não tem muito dinheiro para investir, então tem que investir em algo que já saiba que dá retorno para não quebrar”.

O modelo de estufa com telas termorefletoras construído na comunidade será utilizado no cultivo de rúcula para os moradores avaliarem o desenvolvimento das plantas com os três tipos de sombrite.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO