Mato Grosso, 17 de Abril de 2024
Mato Grosso

TJMT vai criar núcleo para gerenciar precedentes

26.10.2016
09:12
FONTE: Vlademir Cargnelutti | Coordenadoria de Comunicação do TJMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) autorizou a criação do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes (Nugep), vinculado à Vice-Presidência. O núcleo é uma unidade técnico-administrativa encarregada de controlar informações sobre os processos que geram precedentes, como os recursos repetitivos e os incidentes de assunção de competência.
 
O novo Código de Processo Civil (CPC) - Lei 13.105/2015, que entrou em vigor este ano, trouxe importantes institutos que visam diminuir o tempo do processo como o Incidente de Assunção de Competência (IAC – art. 947) e o Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR – arts. 976-987), bem como a uniformização de jurisprudência dos tribunais.
 
Para gerenciar todas essas informações o CNJ, nos termos da resolução 235, determinou a criação do Nugep em cada tribunal. O núcleo também terá como função alimentar um banco de dados nacional com informações da repercussão geral, dos casos repetitivos e dos incidentes de assunção de competência.
 
O núcleo deve ser constituído, nos termos da resolução, por no mínimo quatro servidores e será supervisionado por uma comissão gestora, de acordo com o regimento interno de cada tribunal.
 
A vice-presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, explica que a criação do Nugep é importante, pois a Secretaria da Vice-Presidência não tem estrutura para assumir essas funções, posto que compete a ela dar todo o processamento aos recursos especiais e extraordinários, bem como gerenciar os processos sobrestados. “Para estruturar o Núcleo será necessária a criação de novas funções de confiança, por isso é preciso submeter o projeto à apreciação do Poder Legislativo”, explica.
 
Com a aprovação pelo Pleno do Tribunal de Justiça a proposta segue agora para a Assembleia Legislativa, para que a proposta seja transformada em lei.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO