Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Trabalhadores das indústrias de arroz passam por qualificação em Mato Grosso

06.07.2015
10:02
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O processo de produção da indústria brasileira está cada vez mais tecnológico e, nem sempre, os trabalhadores estão preparados para lidar com os modernos equipamentos e maquinários que chegam aos parques industriais. Por isso, está se tornando comum a realização de cursos de qualificação voltados exclusivamente para estas pessoas que estão no mercado de trabalho. Em Mato Grosso não é diferente, o setor industrial também está capacitando os trabalhadores, principalmente os operadores de máquinas, como é o caso das indústrias de arroz, que se reuniram, por meio do Sindicato Estadual das Indústrias de Arroz no Estado de Mato Grosso (Sindarroz-MT), e realizaram um treinamento para os trabalhadores do segmento.

A capacitação teve duração de dois dias, com aulas teóricas e práticas, realizadas dentro de uma indústria, no Distrito Industrial de Várzea Grande. Do curso, participaram trabalhadores de Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sorriso, Água Boa, Cuiabá e Várzea Grande. “A empresa em que trabalho está trocando as máquinas por outras mais modernas. Esta capacitação veio em boa hora, pois já estou aprendendo como lidar com estes novos equipamentos que serão instalados em breve”, afirmou o operador de máquinas, Wastington Fernandes.

Quem também participou da capacitação, realizada na semana passada, foi Névio Linaldo dos Santos, de 70 anos. Aposentado, ele retornou ao mercado de trabalho há 18 meses e não perde uma oportunidade para adquirir novos conhecimentos. “Trabalhei como operador de máquinas durante 41 anos até me aposentar, mas fui convidado a retornar e aceitei o convite. Está sendo uma ótima experiência, pois mesmo com todo conhecimento que adquiri ao longo da vida, dentro da indústria, nunca é demais aprender coisas novas, como, por exemplo, lidar com novas tecnologias”, contou o trabalhador, que é funcionário de uma indústria de beneficiamento de arroz instalada em Água Boa.

Para o presidente do Sindarroz-MT, Lázaro Modesto, a iniciativa visa qualificar a mão de obra e melhorar o processo de produção. “É uma ação que beneficia tanto o trabalhador, que se sente mais motivado, adquire novos conhecimentos e pode alcançar até novos espaços no mercado, como também a indústria, que melhora o processo de produção e fortalece a cadeia produtiva”. Segundo ele, o curso atende a uma demanda dos próprios empresários que encontram dificuldade em encontrar mão de obra qualificada no Estado.

O curso foi ministrado pelos instrutores de um fornecedor de maquinários, a indústria Zaccaria. “Muito mais do que vender máquinas, queremos que os trabalhadores saibam lidar com os nossos equipamentos, pois somente assim haverá um bom rendimento no processo industrial. É por isso que realizamos esse tipo de capacitação em todo país”, disse o vendedor técnico da empresa, Marcelo de Paula Silva. Em Mato Grosso é a primeira vez que ocorre esse tipo de treinamento, mas, segundo ele, a partir de agora, a intenção é realizar uma vez por ano, para que o trabalhador esteja sempre consciente da importância do trabalho que realiza e atualizado quanto às novas tecnologias.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO