Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Trabalho resulta em melhoria do processo de reintegração de recuperandos

16.10.2015
11:45
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Cadeia Pública de Nova Xavantina passou recentemente por reformas e ampliou sua capacidade de 25 para 50 vagas. Hoje, a estrutura do local funciona com 11 celas, refeitório, semiaberto e ala feminina separados, muros com proteção, pátio, sala de aula, biblioteca provida de livros instrutivos, recreativos e didáticos, sala exclusiva para entrevista com advogado, alojamentos e sala da administração.

Atualmente, 25 servidores trabalham na unidade. Desse total, 23 são agentes penitenciários, 01 diretor e 01 assistente administrativo. Além dos presos oriundos da Comarca de Nova Xavantina, a Cadeia também recebe presos de comarcas adjacentes, como Novo São Joaquim e Campinápolis. Segundo dados de uma pesquisa realizada dentro da unidade, no período de janeiro a setembro de 2015, a maioria dos presos reclusos são de Nova Xavantina e grande parte de seus familiares residem na cidade. A pesquisa também mostrou que 100% dos detentos recebem visita de seus familiares, rotineiramente, todas as quartas-feiras.

No regime semiaberto são 21 albergados que dormem na unidade e trabalham durante o dia. O acesso ao conhecimento se dá das aulas ministradas por duas professoras da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nos períodos matutino e vespertino, palestras educativas e de cursos profissionalizantes. Todos os anos, a Unidade adere ao Exame Nacional o Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) com um número significativo de participantes.

No ano de 2014, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), dois cursos profissionalizantes foram ofertados aos recuperandos, o de Pintor de Obras e Revestimento Cerâmico. A mão de obra dos internos que participaram do curso foi inteiramente aproveitada na reforma da Unidade. ** Atualmente, 20 recuperandos estão participando do curso de Costureiro de Máquina Reta e Overloque e já está firmado a realização do curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, previsto para iniciar após o término do curso que já está em andamento. As aulas são ministradas por meio de parceria entre o Governo do Estado e o Senai.

No processo de recuperação e inserção social dos recuperandos, outros projetos são realizados na unidade: remissão pela leitura, emissão de documentos pessoais, grupos de diálogo sobre substâncias psicoativas, Nos últimos anos, não houve registro de fuga, motim, rebelião ou qualquer outra situação que ponha em risco a segurança dos servidores e da população em geral. A instalação da grade de proteção no banho de sol e o aumento do número de efetivo contribuíram para a não ocorrência de fugas.

É permitida a entrada de religiosos na cadeia, como parte da ressocialização. As visitas ocorrem às quintas-feiras e aos sábados.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO