Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

TRE-MT mantem investigação por compra de votos contra candidato Mauro Savi

29.07.2015
11:20
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Por maioria, o pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) negou provimento ao Agravo Regimental interposto pelo candidato a deputado estadual no pleito de 2014, Mauro Savi, e determinou o prosseguimento da Representação impetrada contra ele, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

A defesa do candidato requereu o reconhecimento da nulidade das diligências empreendidas sob a direção da chefe do cartório da 27ª Zona Eleitoral, o que resultaria na nulidade das provas obtidas por esse meio e no trancamento da Representação movida pelo Ministério Público Eleitoral contra Mauro Savi.

O julgamento do Agravo Regimental aconteceu na sessão plenária desta terça-feira (28/07), cuja decisão pelo indeferimento deu-se por maioria, com o voto de minerva da presidente, desembargadora Maria Helena Póvoas.

“Em face do empate na votação da sessão plenária do dia 23/6/2015, pedi vistas dos autos para mais detidamente apreciar o contexto probatório, em especial porque em discussão, precipuamente, duas teses que se fundam em premissas muito caras à democracia, o que demanda acurada reflexão da Corte, objetivando decisão madura e sensata, por envolver dois valores republicanos insofismáveis: por um lado, a lisura da eleição, e consequentemente a legitimidade do cargo eletivo auferido por intermédio do referido procedimento, sob outro prisma, o respeito a preceitos constitucionais igualmente relevantes e inafastáveis, como o direito à privacidade, dentre outros correlatos”, esclareceu a desembargadora Maria Helena Póvoas.

Ela acompanhou o relator, magistrado Lídio Modesto da Silva Filho, e outros dois juízes-membro, no sentido de negar provimento ao Agravo. Outros três juízes-membros votaram em sentido divergente do relator, reconhecendo a ilicitude da providência adotada pela chefe do cartório eleitoral e sua equipe, visto que, para apurar os fatos denunciados por um telefonema, invadiram propriedade privada sem autorização judicial prévia.

“Na verdade, o ponto central da discussão que ora se trava no presente feito consiste em saber, com a maior precisão e fidelidade possíveis, se ao caso em questão se pode aplicar o Provimento da Corregedoria deste Tribunal Eleitoral (Provimento n. 03, de 28/4/2014), que dispõe sobre o poder de polícia dos juízes eleitorais, e em que extensão este normativo seria de se aplicar, ou, por outro lado, em face das circunstâncias fáticas, incidiria em seu pleno vigor a norma constitucional da inviolabilidade da casa do cidadão, ressalvada, obviamente, a hipótese de flagrante delito ou em cumprimento a ordem judicial”, esclareceu a desembargadora.

Ela manifestou sua preocupação em jogar luz sobre os detalhes da operação perpetrada pelas servidoras do cartório eleitoral, analisando detidamente a questão. E socorreu-se das palavras do juiz-membro Pedro Francisco da Silva, que também acompanhou o entendimento do relator. “Eu quero crer que a existência da Resolução, do Provimento da CRE/MT n. 03, de 28 de abril de 2014, em momento algum teve a intenção ou a pretensão de substituir o mandado judicial a ser expedido pelo juiz competente. Se fosse assim, esse ato estaria suprimindo a competência do juiz eleitoral para que ele pudesse expedir o mandado de busca e apreensão. Um provimento genérico não pode substituir um ato específico do Magistrado que é o juiz competente para expedir um mandado de busca e apreensão em uma residência ou em um local que se equipare a residência [...]. A meu ver, quando a Resolução confere este poder de polícia aos servidores, aos auxiliares dos juízos, diz respeito ao local público, é aquela situação em que o oficial de justiça constata uma placa colocada indevidamente, alguém panfletando em local público, vai lá e adota os atos necessários, mas em local público. Não se pode jamais substituir o mandado de busca e apreensão a ser expedido pelo juiz competente. No caso aqui, a diligência, o ato foi realizado dentro de uma residência, de uma chácara, uma casa, um local equivalente a uma residência. Em princípio, haveria a necessidade de expedição de um mandado de busca e apreensão pelo juiz, mas o que me faz acompanhar a posição tomada pelos demais eminentes julgadores que me antecederam, no sentido de não interromper e não promover o trancamento a Ação de Investigação Judicial, é que eu verifico que na verdade o que os oficiais de justiça constataram naquele momento foi uma situação de flagrante. Então, o flagrante autoriza que qualquer pessoa, qualquer autoridade pública possa adentrar a casa para a realização das diligências, porque ali havia toda a aparência de um flagrante, quer dizer, recebeu-se uma denúncia, os oficiais de justiça chegaram no local, havia pessoas ali, havia movimento semelhante a compra de voto, tanto que houve apreensão de recursos, agora se esses recursos estavam sendo utilizados para a compra de voto é o que nós vamos saber na Ação de Investigação Judicial Eleitoral, e isso justifica o não trancamento. A prova em si, essa prova preliminar não é ilícita, exatamente porque havia uma situação de flagrante, toda aparência era de um flagrante”, disse o juiz Pedro Francisco da Silva, na sessão do dia 23 de junho.

No entendimento do juiz Pedro Francisco, compartilhado pela desembargadora Maria Helena,  não foi o Provimento da Corregedoria que autorizou o ingresso dos servidores na residência, mas a situação de flagrante.

“Como em qualquer situação de flagrância de um crime, por expressa autorização constitucional, pode e deve o servidor público tomar as providências que entenda pertinentes e suficientes para coibir sua  consumação ou a continuidade delitiva, sendo de se ressaltar que o juízo de valor acerca da legalidade da situação verificada, ou seja, da legalidade dos atos cujo agente se pretenda surpreender em sua flagrância delitiva, isso é matéria de mérito da ação judicial que ora se intenta obstar e que fora proposta por quem de direito, motivo pelo qual não se pode encerrar sumariamente o feito nesta fase inicial, porque subsistem o interesse e a legitimidade de aprofundar as investigações judiciais competentes”, concluiu a presidente do TRE-MT.

Entenda o caso:
A denúncia de compra de votos foi recebida no município de Juara, no mês de setembro de 2014, dias antes das eleições. Servidores da Justiça Eleitoral receberam a denúncia de que eleitores estariam recebendo valores entre R$ 370 e R$ 1.000 , supostamente pagos por pessoas ligadas à campanha do candidato Mauro Savi.

Duas servidoras da 27ª Zona Eleitoral foram até a chácara Ostácio, de propriedade de Ostácio Bueno de Almeida, local onde colheram supostas provas do crime de compra de votos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO