Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

UFMT em Lucas do Rio Verde

25.03.2015
17:17
FONTE: Victório Galli

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Educação é um tema que se sobrepõe aos demais, porque é com investimentos nessa área que se pode melhorar a qualidade de vida das comunidades.
 
Tão relevante, o tema educação, é que até mesmo países derrocados em guerra só conseguem se reerguer quando a educação passa a ser o investimento prioritário. A história mostra isso.
 
Pois bem. Mato Grosso é hoje uma das unidades federativas que ocupa lugar de destaque na vanguarda do desenvolvimento nacional, com referência nas estatísticas de crescimento econômico e também na geração de empregos formais.
 
O potencial econômico do Estado justifica todo e qualquer investimento público, por contribuir para o fortalecimento do Produto Interno Bruto nacional, o que faz com que diminuam as desigualdades regionais, uma perversidade em nosso País.
 
E, contribuindo significativamente para essa pujança do Estado de Mato Grosso, venho me referir, especificamente, ao Município de Lucas do Rio Verde.
 
Após sua emancipação político-administrativa, em 1988, Lucas alcançou um crescimento econômico de destaque e, hoje, figura como um dos municípios de mais forte economia do Centro-Oeste brasileiro.
 
Lucas registra índice de crescimento acima de 10 por cento ao ano e a população cresceu de pouco mais de 11 mil habitantes em 2000 chegando hoje a aproximadamente 50 mil.
 
É bom frisar: Crescimento com qualidade de vida! Em pouco tempo, se transformou em polo de desenvolvimento econômico e social, conquistando um dos melhores IDH’s (Índice de Desenvolvimento Humano) do País, conforme estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), de 2013, sendo que a dimensão que mais cresceu em termos absolutos foi a Educação.
 
O município foi classificado como ducentésimo quadragésimo nono (249º) do País em Desenvolvimento Humano, sendo o segundo melhor IDH do Estado, atrás apenas da capital, Cuiabá.
 
Para simplificar o termo dessa classificação, basta dizer que, dos 5.570 municípios brasileiros, Lucas do Rio Verde está entre os 250 primeiros em desenvolvimento humano.
 
Os elevados índices de produtividade na agricultura vêm da alta tecnologia implantada, fundamental para Lucas do Rio Verde firmar-se rapidamente entre os mais importantes polos do agronegócio de Mato Grosso e do País.
 
Há anos que a sociedade organizada do de Lucas do Rio Verde luta por um campus da Universidade Federal (UFMT) no município.
 
A luta tem sido encampada por representantes políticos, porque, por mais desenvolvimento que Lucas do Rio Verde tenha alcançado, a necessidade do investimento na educação fala mais alto.
 
A população jovem do Município e região está indo embora, por falta da qualificação profissional superior da Universidade Federal.
 
Em 2011 o então deputado federal Wellington Fagundes apresentou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir campus da Universidade Federal em Lucas do Rio Verde. Infelizmente, em 2013, o Projeto foi rejeitado, por um entendimento técnico da Comissão de Educação da Câmara.
 
Assim, uma das minhas primeiras iniciativas ao assumir o mandato na Câmara Federal foi encaminhar Indicação ao Poder Executivo, para que o Ministério da Educação decida, o mais rápido possível, pela implantação de um campus da UFMT em Lucas do Rio Verde.
 
A instituição UFMT, com seu excelente quadro de profissionais do ensino, enfrentando todos os desafios que o Estado oferece, principalmente pela sua dimensão territorial, tem presença marcante no progresso de Mato Grosso, contribuindo para o desenvolvimento regional.
 
Portanto, um Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde proporcionará relevantes benefícios à região, ampliando a oferta de ensino superior à população e, ao mesmo tempo, gerando conhecimento científico e tecnológico.
 
Temos esperança que a nossa proposição brote, vingue e gere frutos, disseminando sementes da prosperidade para o povo de Lucas do Rio Verde e região, pelo desenvolvimento de Mato Grosso, para o bem do Brasil. Com a bênção de Deus!
 
Victório Galli é professor, deputado federal presidente do PSC-MT.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO