Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Unidade Móvel do Hospital de Câncer de MT realiza exames em Lucas do Rio Verde

21.11.2014
11:53
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os atendimentos aos pacientes de Lucas do Rio Verde começaram agora pela manhã no PSF VII do Jardim Primaveras. As pessoas com atendimento marcado passaram pela triagem da Secretaria Municipal de Saúde. Cerca de 150 pessoas apresentaram algum sintoma suspeito de câncer e por isso são encaminhadas para exame.

A Unidade Móvel do HC-MT é um ônibus de dois andares que percorre o interior do Estado com o objetivo de promover atendimento principalmente nas localidades onde há poucos serviços médicos na área de prevenção de câncer e conta com apoio de prefeituras e Secretaria Estadual de Saúde. De acordo com Elenice Mansor coordenadora do projeto itinerante de Prevenção do Câncer, a unidade é preparada para realizar consultas com 5 especialistas na área de oncologia, sendo urologista, cirurgião oncológico de mama, cirurgião oncológico de pele, bucomaxilo e coleta de preventivo. Entre os tipos da doença com maior incidência de suspeita, em Lucas do Rio Verde, é o câncer de pele com 34 pacientes, e de mama com 27.

Segundo Elenice Mansor o trabalho realizado pela equipe itinerante é responsável pelo encaminhamento de 50% dos casos de câncer diagnosticados “normalmente fazemos sete mil atendimentos por mês e chegamos aos locais mais distantes dos centros de atendimentos médico nessa área e nossa contribuição, por tanto tem sido expressiva para os municípios.  Observa Elenice e acrescenta que além dos atendimentos a coordenação da unidade móvel fará visitas às instituições, empresas de grande porte e clubes de serviço, “pois é necessário o maior número possível de parceiros para manter esse projeto, devido aos custos elevados e vamos também contar com Lucas do Rio Verde”. Conclui a coordenadora.

Os exames realizados pelo Hospital de Câncer têm o apoio e acompanhamento da equipe do PSF VII e assistência de Franciele  Carlo Supervisora de Planejamento e Administração da Secretaria Municipal de Saúde. Ela explica que a triagem foi necessária para que fossem encaminhados apenas os casos em que suspeita de câncer. A rede de atenção básica que faz o acompanhamento no município já tem uma rotina de encaminhamentos para as regiões onde há oferta de exames mais complexos e de tratamento.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO