Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Unidades de saúde vão realizar coleta de preventivo em horário especial

26.08.2014
12:06
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

As equipes do PSF XII, bairro Veneza, PSF VI, bairro Jardim das Palmeiras e PSF III, bairro Menino Deus, realizam nesta semana a campanha Vida Nova na Prevenção do Câncer do Colo do Útero. A campanha vai realizar a coleta de preventivo de colo de útero.

O PSF XII realizará o atendimento nesta quarta-feira, dia 27 de agosto, das 17h às 21h. O PSF VI vai promover a campanha na quinta-feira, dia 28 de agosto, também das 17h às 21. 

Já o PSF III vai realizar a coleta no sábado, dia 30 de agosto, das 13h às 16h30. Também haverá ação da equipe de saúde bucal que fará exames clínicos para prevenção de doenças da cavidade oral.

O atendimento em horário especial é uma forma de incentivar e facilitar o acesso ao exame pelas mulheres que trabalham durante o dia.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que toda mulher, independentemente da idade, a partir de um ano após iniciar sua vida sexual, faça o exame preventivo de colo de útero, uma vez ao ano.

O exame
O preventivo ou Papanicolau, como é conhecido, é um exame simples e indolor, mas essencial para detectar o câncer de colo uterino.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) revelam que o tumor é o segundo mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e o quarto no ranking de óbitos por câncer no Brasil.

A principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença é o exame preventivo, disponível em todas as unidades de saúde.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO