Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Unidades escolares de Tapurah têm dia de contação de história

21.06.2016
14:56
FONTE: Ascom

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Vivemos um período em que a mídia e as tecnologias estão cada vez mais acessíveis às crianças; as informações chegam pelos meios de comunicação ampliando os horizontes e os conhecimentos. Os livros estão sendo deixados de lado, as histórias estão sendo esquecidas, o que torna um desafio para o educador fazer com que as crianças em idade escolar tomem gosto pela leitura.

Pensando neste resgate da memória e estimulo à imaginação, a Secretaria de Educação realizou um dia de contação de histórias para todos os alunos da educação infantil das escolas municipais de Tapurah, na última sexta-feira (17). A contadora de história era a professora Natália Gortz, que veio de Lucas do Rio Verde para este momento especial.

Após passar por todas as escolas, no final do dia houve uma formação continuada para os professores, abordando a importância desta prática para as crianças. O objetivo era proporcionar aos educadores um conhecimento baseado nas técnicas de se contar história.

“É sempre bom lembrarmos da importância da história no desenvolvimento intelectual da criança, visando a socialização e a interação. Trouxe para Tapurah histórias como o Sapo Bocarrão, Maria vai com as outras, o menino de todas as cores e o nariz do palhaço. Utilizo várias estratégias e cada história tem materiais diferentes como fantoches, reciclados e outros”, explicou Natália.

A contação de história nas escolas era uma forma de distrair as crianças e hoje vem ressurgindo a figura do contador de histórias. De acordo com vários estudiosos, a contação de histórias é um precioso auxílio à prática pedagógica de professores na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Instiga a imaginação, a criatividade, a oralidade, incentiva o gosto pela leitura, contribui na formação da personalidade da criança envolvendo o social e o afetivo.
 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO