Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Unimed Cuiabá investe na conciliação para acelerar o atendimento

04.05.2016
08:40
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Tendo como objetivo solucionar de forma pacífica casos judiciais envolvendo clientes e médicos, a Unimed Cuiabá firmou uma parceria com a Defensoria Pública para a criação da Câmara de Conciliação. Em reunião com a defensora pública Elianeth Glaucina Nazário Silva, a parceria foi firmada na semana passada.  A Cooperativa também planeja implantar a unidade junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e Procon. A Câmara visa reduzir a quantidade de processos judiciais e dessa forma, garantir o melhor atendimento aos seus clientes.

Para o presidente da Unimed Cuiabá, o patologista Rubens Carlos de Oliveira Júnior, a Câmara de Conciliação deve auxiliar tanto a Cooperativa quanto os clientes. Segundo ele, qualquer conflito que gere um processo judicial é negativo para os dois lados, porque envolve dispêndio de tempo e recursos financeiros.

"Solucionar divergências diretamente e assim evitar a Justiça em determinados casos é possível e até recomendável", pontua.

Rubens explica que a Câmara contribuirá ainda com o esclarecimento de dúvidas de clientes quanto aos procedimentos e serviços garantidos pelo plano de saúde. A Unimed Cuiabá atende a todas as normas exigidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), incluindo o Rol de Procedimentos da instituição que determina cirurgias, exames e tratamentos de direito do beneficiário.

Discussões - Na mesma semana em que a Câmara foi criada, o vice-presidente da Unimed Cuiabá, o pediatra Arlan de Azevedo Ferreira, participou do 1º Seminário de Judicialização da Saúde, em Cuiabá. Realizado pela Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) e Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) nos dias 19 e 20 de abril, o evento promoveu o debate com a sugestão de alternativas para solucionar a questão.

De acordo com Arlan, os participantes chegaram a um consenso no que diz respeito ao tempo gasto com os processos judiciais e o quanto isso prejudica o atendimento de saúde. O vice-presidente da Unimed Cuiabá ressalta que a redução de custos com a judicialização é interesse dos beneficiários e também das operadoras.

"A medida reduz o número excessivo de demandas que sobrecarregam o Judiciário. Discutimos ainda a inclusão de comissões estaduais de saúde que validem e auxiliem a análise dos processos por parte do Judiciário. Dessa forma, as decisões teriam uma base não só jurídica, como médica também", finaliza.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO