Mato Grosso, 01 de Maio de 2024
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UPA de Sorriso sofre com redução de atendimentos no Hospital Regional

26.10.2016
09:27
FONTE: Decom

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  • UPA de Sorriso sofre com redução de atendimentos no Hospital Regional
O diretor técnico da Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, Ailton Cesar Brizante, detalhou nesta manhã (25) as conseqüências sofridas pela UPA devido à paralisação parcial no atendimento ofertado pelo Hospital Regional de Sorriso. Entre os itens listados por Ailton estão a demora no atendimento e o aumento expressivo da demanda de especialidades como ortopedia; clinica cirúrgica, inclusive com pós operatório; pediatria e obstetrícia.

A UPA de Sorriso é uma unidade de Porte I, cadastrada para atender municípios de 50 mil até 100 mil habitantes com capacidade para realizar até 150 atendimentos médicos/dia, com dois médicos de plantão. Contudo, hoje a unidade local realiza em média 250 a 300 atendimentos/dia. Para atender essa realidade, é necessário dispor três médicos de plantão 24 horas, além de um quarto profissional no horário de pico, das 18h às 22h.

“A UPA é o estabelecimento de saúde de complexidade intermediária entre as unidades básicas de saúde e a rede hospitalar. Não é uma unidade hospitalar, não temos serviço de nutrição, nem estrutura física com elevado número de leitos, então, até o momento, pacientes de urgência e emergência ainda estamos referenciando para o HRS”, explica o diretor. Não há informação de até quando o HRS continuará recebendo esses pacientes.

Ailton salienta ainda que antes de diminuir os atendimentos foi firmada uma parceria com o HRS e disposto serviço de ortopedista na UPA para atender os serviços de baixa e média complexidade para desafogar o atendimento do Regional. Na prática, essa medida levou a diminuição de 57,28% dos casos do setor de ortopedia do município de Sorriso antes atendidos no HRS, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo o diretor, além de ter aumentado a demanda local, a Unidade teve um aumento significativo no atendimento de usuários residentes em outros municípios da região. A estimativa é que 25% a 30% dos pacientes atendidos hoje são de outros locais. “Não temos como negar atendimento”, pontua.

Atendimentos

Em julho 5.558 usuários foram atendidos na UPA, destes, apenas 272 foram encaminhados ao HRS, a resolutividade dos casos na própria UPA no período chegou a 95,10%. Já em agosto foram 5.871 atendimentos com 325 encaminhamentos ao HRS e 94,46% de solução. Agora em setembro, foram 6.793 atendimentos, destes 327 usuários foram referenciados para o Regional. 95,18% dos casos foram resolvidos na UPA. 

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