Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Urnas eletrônicas são lacradas para serem usadas nas eleições em MT

23.09.2016
16:53
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Algumas das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições deste ano foram lacradas nesta quinta-feira (22), no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), em Cuiabá. A cerimônia de carga e lacre, que é pública, foi um dos últimos passos antes do pleito. Para as eleições municipais deste ano, mais de 9 mil urnas estarão disponibilizadas.

“Cada urna recebe a lista de candidatos e também, nessa cerimônia de carga, inserimos os dados dos eleitores daquela sessão e daquela determinada urna”, explicou o chefe de cartório da 37ª zona eleitoral de Cuiabá, Antônio Boaventura.

São feitos os testes de funcionamento, como o de vídeo, de teclado, alto-falante, áudio, bateria, tecla do microterminal e todos os seus componentes, LED, bip, tela de LCD, biometria e impressora. Depois desses procedimentos, a urna é lacrada.

“Esse lacre é fornecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e colocado em todos os pontos sensíveis da urna para que não haja uma violação da urna”, explicou Boaventura.

Em Mato Grosso quase 300 candidatos com requerimento de registro de candidatura estão com algum tipo de recurso. Eles também têm os nomes inseridos nas urnas e podem continuar fazendo campanha e receber votos nas eleições, mas se for comprovado algum problema eles serão penalizados depois.

Todas as zonas dos 60 cartórios eleitorais do estado realizam esse trabalho de carga e lacre até o dia 27 de setembro. As urnas devem ser abertas de novo pra mais um teste de funcionamento entre 28 e 30 de setembro. Dessa vez só pra verificar se elas estão ligando normalmente e garantir que as eleições do dia 2 de outubro sejam realizadas com sucesso.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO