Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Usina Hidrelétrica recebe Liberação de Supressão Vegetal

03.04.2014
09:29
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Vereador por Colíder, o progressista Odair José esteve nesta terça-feira (01), na Secretaria Estadual de Meio Ambiente com o diretor da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Lindolfo Zimmer, responsável pela construção da usina hidrelétrica Colíder, para assinatura da Liberação da Supressão Vegetal. O ato autoriza a construção da barragem que promoverá a inundação de parcela dos municípios de Colíder, Itaúba e Nova Canaã do Norte, em um total aproximado de 143,5 km².
 
Devido o impacto que a usina irá causar na cidade, foram apresentadas ao diretor as principais dificuldades enfrentadas pelo município e reivindicado apoio na viabilidade de recursos para as áreas de saúde, educação, assistência social, infraestrutura e agricultura familiar.
 
Com a liberação da supressão da vegetação nativa, Odair José destacou a importância em utilizar as madeiras que serão retiradas da área na construção e recuperação das pontes que foram levadas pelas enchentes no período das chuvas. Com relação à educação, ele solicitou a construção de novas creches visando atender a demanda.
 
Além do vereador, participaram da reunião, o secretário da Sema, José Lacerda, prefeito Nilson Santos, deputado Dilmar Dal Bosco, presidente da Câmara, vereador Ricardo Caldeira (Lika), vereador Benedito Moreira e o assessor Marcelo Lara.
 
O prefeito ponderou a importância da parceria entre o município e a Companhia que deverá deixar um grande legado, em contrapartida do impacto. Já o vereador Benedito comentou que a piscicultura poderá ser uma nova alternativa de renda para as famílias rurais com a exploração do lago.
 
Ao final, o presidente da empresa destacou que a implantação do empreendimento traz benefícios e dificuldades, no entanto, considerou o salto significativo da usina para a cidade. “Posso garantir que a cidade será ressarcida dos impactos causados, principalmente, por trabalharmos com responsabilidade e seriedade. Estaremos nos dialogando para que as prioridades sejam atendidas.”
 
A COPEL é uma empresa que gera, transmite e distribui energia elétrica. A hidrelétrica Colíder produzirá 300 megawatts (MW) de potência instalada e será o primeiro de cinco aproveitamentos hidrelétricos previstos para o Rio teles Pires.
 
Uma nova reunião foi marcada para ser realizado na cidade com a presença do deputado estadual Ezequiel Fonseca, presidente Regional do PP-MT, lideranças políticas da comunidade local.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO