Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Mato Grosso

Vacina contra HPV para mulheres e crianças é disponibilizada em Cuiabá

31.08.2015
07:25
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá oferece, por meio do Serviço de Assistência Especializada (SAE), a vacina contra o HPV. As mulheres infectadas pelo vírus da Aids, na faixa etária de 9 aos 26 anos, poderão receber a vacina toda a última terça-feira de cada mês.

“A vacinação contra o vírus do HPV para as mulheres que integram o grupo PVHA, ou seja, pessoas vivendo com HIV/AIDS, e que tenham entre 9 e 26 anos, será oferecida toda a última terça-feira de cada mês lembrando que para o restante da população que não é portadora do vírus HIV, a vacina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde”, explicou a enfermeira e técnica do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, Maria Caroline.

Nesse caso, segundo determinação do Ministério da Saúde, a faixa etária da população feminina que pode tomar a vacina contra o HPV são as meninas de 9 a 11 anos. A vacina passou a ser oferecida para as mulheres entre 9 e 26 anos, que têm HIV e foram infectadas pelo HPV, porque nesse grupo elas têm cinco vezes mais chances de desenvolver a doença do que a população em geral.

Portanto, há uma recomendação de que meninas de 9 e até mulheres de 24 e 26 anos façam a vacinação contra o HPV para conferir uma proteção adicional contra o câncer do colo do útero. “Se elas estiverem protegidas contra o HPV, elas não terão risco de ter infecções persistentes. Então é no sentido de conferir melhor qualidade de vida para essas mulheres, que essas vacinas estão sendo disponibilizadas”, salientou a coordenadora técnica do programa.

SAE
O Serviço de Assistência Especializada (SAE) é referência para o acompanhamento e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), e também o acompanhamento e tratamento de pessoas que convivem com o HIV e hepatites virais em Cuiabá. Segundo a enfermeira, atualmente existem 3 mil pessoas cadastradas no SAE, entre crianças e adultos, em tratamento dessas doenças.

Lá, além de receberem medicação essas pessoas contam com a assistência em várias especialidades médicas como infectologistas, hepatologista, ginecologista entre outros. O SAE está localizado ao lado do Centro de Saúde do Bairro Grande Terceiro.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO