Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Vacina para combate a febre amarela é disponibilizada em Nova Mutum

18.01.2017
16:41
FONTE: Assessoria de Imprensa

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Luciane Mayer

    Coordenadora da Vigilância em Saúde.

Em virtude do surto de contaminação da febre amarela em algumas regiões do Brasil, a Secretaria de Saúde informa que as unidades de saúde (PSF’S) de Nova Mutum já estão prontas para receber a população, visando a imunização da doença.
 
“Crianças de 9 meses a 4 anos devem comparecer aos postos para serem imunizadas. Já as demais pessoas, que não apresentam o registro de doses na carteira de vacinação também devem procurar a unidade de saúde, principalmente as pessoas que forem se deslocar para a zona rural”, afirma Luciane Mayer, coordenadora da Vigilância em Saúde.

Na cidade, a febre amarela é transmitida pelo Aedes Aegypti, o "mosquito da dengue, zika e chikungunya".
 
Em zonas rurais o mosquito transmissor é o Haemagogus e suas subespécies. “Por conta da migração de pessoas, em trânsito entre estados e municípios, bem como zonas rurais e urbanas os índices de contaminações do vírus aumentou exponencialmente”, destacou Luciane.
 
Segundo a Secretaria a prevenção é feita de duas formas; vacinação feitas nas unidades e combate a criadouros e proliferação do mosquito.
 
A vacina está já inclusa na rotina de vacinação de todo o estado de mato grosso, por recomendação do Ministério de Saúde.
 
Outro aspecto da prevenção é o combate ao criadouro e a proliferação do mosquito aedes egypti.
 
O víruus é o mesmo a diferença é o mosquito transmissor dela. Na zona rural é o mosquito emagogos e suas subespécies. Já na zona urbana o responsável é o mosquito aedes egipty, transmissor da febre amarela, da dengue, zika e chicungunha.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO