Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Vacina para gestantes está disponível nas unidades básicas de saúde

18.11.2014
16:26
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A nova vacina acelular contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) já está disponível para as gestantes nas unidades básicas de saúde de Cuiabá. A meta da capital mato-grossense é vacinar 1.867 mulheres grávidas até o fim deste ano. A vacina passa, a partir deste mês, a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina é indicada para gestantes a partir da 27ª a 36ª semana de gestação preferencialmente, podendo ser administrada até 20 dias antes da data provável do parto. O importante é vacinar o mais precocemente possível dentro da indicação do período de gestão pelo risco de intercorrências, a exemplo, o parto prematuro.  

O objetivo da disponibilização dessa nova vacina é diminuir a incidência e mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos. A doença é cada vez mais relatada em crianças mais velhas, adolescentes e adultos, sendo uma fonte de transmissão mais frequente para as crianças, especialmente as menores de um ano, que podem apresentar quadros atípicos da doença, dificultando o diagnóstico e com maior risco de desenvolverem complicações, podendo levar a óbito.

A vacina dTpa gera proteção da mãe para o filho. Além de se proteger, a mãe passa anticorpos para seu filho ainda no período de gestação, garantindo imunidade ao bebê nos primeiros meses de vida até que complete o esquema vacinal contra coqueluche, definido pelo calendário básico. A dTpa é a única vacina contra coqueluche que pode ser administrada de maneira segura em adultos. Profissionais de saúde que atuam nas maternidades e UTIs neonatais também receberão a vacina e terão que fazer o reforço a cada 10 anos.

O esquema de vacinação completo é de três doses (devendo ser reforçada a cada intervalo de dez anos) podendo ser tomada a partir dos 10 anos de idade. Se a mulher não tomou nenhuma dose dessa vacina antes de engravidar, é necessário tomar duas doses da dupla adulto, com intervalo de no mínimo 30 dias e complementar com a dTpa. Caso a mulher tenha tomado uma dose da dT antes da gestação, ela deverá reforçar o esquema com mais uma dose da dT e outra da dTpa. Já para as mulheres que se preveniram com duas ou mais doses da dT, recomenda-se a a dTpa administrada com apenas uma dose. Mulheres grávidas devem tomar uma dose da dTpa em cada gestação, independente de terem tomado anteriormente.

Com a incorporação da dTpa, a rede pública passa a ofertar 17 vacinas de rotina no calendário nacional, sendo esta a quarta especificamente para gestantes. O Ministério da Saúde ofertou neste ano três vacinas. Em março deste ano, a vacina contra HPV; em julho a Hepatite A e a, partir deste mês, a imunização contra coqueluche para grávidas. (Com informações do Ministério da Saúde)

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO