Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Mato Grosso

Vacinação de rebanho contra febre aftosa termina na segunda-feira

28.11.2015
11:58
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A campanha de vacinação contra febre aftosa termina na próxima segunda-feira (30). Nesta etapa é obrigatória a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando. Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea), a comunicação da imunização do rebanho pode ser feita até o dia 10 de dezembro nos escritórios locais do órgão. Propriedades localizadas na região do baixo pantanal têm até 15 de dezembro para fazer a comunicação.

Segundo o presidente do Indea, Guilherme Nolasco, o instituto realiza o registro da comunicação online, em 89 assentamentos e comunidades rurais de 42 municípios do Estado. Conforme Nolasco, a iniciativa visa facilitar a vida do produtor rural, diminuir o fluxo de atendimento nas unidades locais do Indea e o tempo de espera nos últimos dias de prazo para a comunicação da vacinação.

A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 2,25 UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

Brucelose

Já a segunda etapa da campanha contra brucelose segue até 31 de dezembro. A vacinação precisa ser feita uma única vez nas fêmeas com idade de 3 a 8 meses. É proibida a vacinação em machos de qualquer idade e de fêmeas com idade superior a 8 meses. As bezerras deverão receber a marca com a letra V, acompanhada do algarismo final do ano da vacinação, por exemplo: V5. A vacinação deve ser feita por médico veterinário ou vacinador sob sua supervisão.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO