Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Vacinação não alcança meta e Secretaria de Saúde espera melhor procura até dia 28 de novembro

24.11.2014
15:20
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Os Postos de Saúde da Família ficaram abertos durante todo o sábado para a vacinação de crianças de 5 meses a 5 anos de idade contra a poliomielite e sarampo. Apesar da necessidade de imunizar as crianças, principalmente contra o sarampo que ainda não está erradicado no país, a meta ainda não foi alcançada. Nesse segundo dia “D” de vacinação foram vacinadas 3.083 crianças chegando a 77,13 de doses conta a poliomielite e 74,07% contra o sarampo.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é ter uma cobertura de 100% das crianças na faixa etária que deve ser imunizada, “no entanto os pais não estão correspondendo ao chamado do setor da saúde e é necessária a vacina principalmente contra o sarampo. Nós ofertamos a vacina e toda estrutura para que alcancemos a meta, mas é preciso também que os pais façam a sua parte”, lembra a secretária de saúde Fernanda Dotto.   

A baixa procura pela imunização não é um caso à parte em Lucas do Rio Verde. Dados do Ministério da Saúde mostram que, até o momento, 6,4 milhões de crianças receberam a dose contra a pólio, o que representa 50,4% da meta estabelecida. No caso do sarampo, 5,1 milhões de crianças foram vacinadas – cerca de 48,1% do público-alvo. A meta do governo é imunizar 12,7 milhões de crianças contra a pólio e 10,6 milhões contra o sarampo.

Os índices em Lucas do Rio Verde, portanto estão acima da média nacional, mas ainda faltam quase 30% da população infantil a ser vacinada. Essa diferença pode ser tirada nos dias que ainda restam da campanha que vai até o dia 28/11, próxima sexta-feira. Vale lembrar que devem tomar a vacina contra a pólio crianças entre 6 meses e 5 anos incompletos. A recomendação é que todas as crianças nessa faixa etária sejam imunizadas, já que a dose vale tanto para colocar em dia a vacinação atrasada quanto para reforçar a de quem está com o calendário em dia.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO