Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

'Vaquinha' online arrecada dinheiro para consertar carroça de catador

22.10.2016
22:53
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Catador de 89 anos tem na carroça a única fonte de renda em Cuiabá
Uma "vaquinha" online, criada para arrecadar fundos para reformar a carroça de um catador de materiais recicláveis de Cuiabá, atingiu a meta em menos de 48 horas. O catador, conhecido como Seo Arides, tem 89 anos e a carroça é sua única fonte de renda. A campanha foi lançada na manhã da última quinta-feira (20) e após grande mobilização nas redes sociais, ultrapassou a meta no início da tarde dessa sexta-feira (21).

A vaquinha foi criada pelo publicitário e designer gráfico Maurício Mota, que reside no mesmo bairro que o catador. Segundo o publicitário, a reforma da carroça vai custar R$ 180, mas a meta foi colocada em R$ 250, com o objetivo de comprar uma cesta básica para Seo Arides. Ainda de acordo com o publicitário, é necessário substituir os aros, os pneus, as câmaras e raios das duas rodas da carroça.

Maurício conta que, no início de setembro, soube que o projeto itinerante “Pimp My Carroça” estaria em Cuiabá e lembrou imediatamente do catador. O projeto é voluntário e percorre o país reformando as carroças de catadores de lixo reciclável. No evento, as carroças recebem serviços de funilaria, borracharia, instalação de kits de segurança e pinturas de grafiteiros.

“Eu levei o Seo Arides para o evento, que ocorreu no dia 3 de setembro no Bairro Cpa III, porque notoriamente ele não iria saber do evento sozinho, o que seria uma pena. Acabamos criando um laço após evento”, conta Maurício.

Segundo o publicitário, ele não tinha como levar a carroça até o local do evento, então entrou em contato com os organizadores do projeto, que disponibilizaram um caminhão para buscá-la. “Levaram a carroça e o Seo Arides foi de táxi, junto comigo”, diz.

No evento, a carroça do catador ganhou reparos na parte externa, colocação de grades e uma pintura feita por um grafiteiro local. “Como a carroça dele ficou com as rodas antigas e empenadas com ferrugem, eu falei que ia ajudar. Mas, na correria, eu não conseguia me organizar para isso e também não tinha do meu bolso o valor”, explicou o publicitário.

Maurício conta que antes de ter a ideia de fazer a vaquinha online, fez vídeos contando a história do catador, mas achou que não estavam suficientemente bem editados. “Então me lembrei da vaquinha, organizei para lançar a campanha e está dando certo. Na verdade, já deu certo, porque já atingiu 110% da cota e já tem mais uma quantia considerável de boletos a confirmar. Vamos esperar até o final da data programada, 5 de novembro, para ver se esses outros boletos caem”, diz.

Até às 16h desta sexta-feira (21), a campanha já havia arrecadado R$ 275, ultrapassando a meta. Os boletos pendentes já somavam a quantia de R$ 1.107. “Se cair, será ótimo. A ideia é fazer uma boa compra de mercado com o extra que vai cair, vai dar para comprar bem mais cestas básicas, roupas, tênis, remédios e tudo que for preciso para ajudar Seo Arides e a família”, disse.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO