Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Vereador pede equipamentos para monitorar presos que usam tornozeleira eletrônica em Sorriso

25.11.2015
11:49
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Irmão Fontenelle (PROS), em sessão ordinária, (23), apresenta requerimento encaminhado ao deputado federal Valtenir Pereira, com cópia ao prefeito municipal Dilceu Rossato, onde requer aquisição de dois computadores de 32 polegadas para o monitoramento eletrônico de infratores que fazem o uso de tornozeleiras eletrônicas, para o Centro de Ressocialização do município de Sorriso.

Em visita ao local, o parlamentar constatou que já existe uma sala construída, a qual poderá ser usada para a montagem do centro de monitoramento dos detentos que utilizam a tornozeleira eletrônica.

Segundo Fontenele “ hoje o monitoramento destes detentos só é feito quando um dos computadores do Centro de Ressocialização de Sorriso (CRS) fica disponível, pois estes são utilizados para os serviços da administração, o que de fato atrapalha ambos os setores”, finaliza.

 

O uso de tornozeleiras eletrônicas em Mato Grosso

Em mais da metade do Brasil, a Justiça está usando as tornozeleiras eletrônicas como uma alternativa à prisão nos casos considerados menos graves. Só que, em alguns estados, como em Mato Grosso, falta gente para fiscalizar quem usa o equipamento e também equipamentos para os policiais monitorá-los.

Em Mato Grosso, o número de pessoas usando as tornozeleiras subiu de 500 para 1780 em seis meses.

Um preso normal custa entre R$ 2 mil e R$ 3 mil reais para o estado. Quem usa as tornozeleiras custa dez vezes menos.

Na cidade de Sorriso, por exemplo, são 52 condenados sob o regime monitoramento através de tornozeleira eletrônica. De acordo com Enilson de Castro, coordenador do setor de monitoramento do CRS, - “ o correto é monitorá-los em tempo integral, e não só quando acionados, mas sem os equipamentos adequados fica muito difícil cumprir o protocolo”, conclui.

O Centro de Ressocialização de Sorriso tem capacidade para comportar 96 detentos e hoje está com uma lotação de 230 presos. Com o novo sistema poderá diminuir o alto índice de detentos empilhados nas celas e consequentemente a diminuição do custo financeiro destes para o estado.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO