Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Vereadores pedem implantação do Sest/Senat em Sorriso

04.04.2014
17:14
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Considerada a Capital Nacional do Agronegócio, Sorriso recebe na época da safra um grande número de caminhoneiros. Segundo dados do sindicato da categoria em Sorriso, nesse período passam pela cidade cerca de 1.200 caminhões por dia.

Pensando nessa classe de trabalhadores, a presidente da Câmara de Sorriso, Marilda Saviu (PSD) e demais vereadores da bancada de oposição, por meio de requerimento, pedem a implantação do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem no Transporte (Senat), em Sorriso.

As duas entidades sem fins lucrativos são organizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). “O Sest/Senat têm a missão de desenvolver e disseminar a cultura do transporte, promovendo a melhoria da qualidade de vida e do desempenho profissional do trabalhador, além de estarem voltadas para a formação e a qualificação de novos profissionais para eficiência e eficácia dos serviços prestados à sociedade”, explica a presidente.

Segundo ela, “as duas entidades atuam em estreita cooperação com órgãos públicos e com a iniciativa privada para a promoção social do trabalhador principalmente nos campos da alimentação, saúde, cultura, lazer e segurança no trabalho”.

Marilda lembra ainda que a cada frete que o caminhoneiro realiza, é efetuado um pequeno desconto para o Sest/Senat. “É um pagamento que deve retornar aos caminhoneiros e a outros profissionais da área do transporte em forma de serviços através do Centro Assistencial e Profissional Integrado do Trabalhador de Transporte (CAPIT) e Posto de Atendimento ao Trabalhador de Transporte na Estrada (PATE)”, informa, acrescentando que através dos CAPITs e PATEs são oferecidas assistências médica e odontológica e cursos profissionais.

O requerimento será encaminhado ao diretor do Conselho Regional do Sest, José Rezende Filho, ao diretor geral do Sest/Senat, Wesley Passaglia, ao deputado estadual Mauro Savi, ao prefeito Dilceu Rossato, ao secretário municipal de Indústria e Comércio, Rafael Reis, e ao presidente da Cooperativa dos Caminhoneiros de Sorriso (COOCAM), Vilmar Chitolina.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO