Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Vice-prefeito de Lucas do Rio Verde Miguel Vaz visita alunas do curso de costura industrial

20.05.2015
02:00
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A pouco menos de um mês do término do curso de costura industrial, as alunas receberam na manhã de ontem (19) a visita do vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz. A ida ao Centro de Formação Profissional, onde as mulheres participam das aulas, teve como objetivo ver o aprendizado das alunas.

“Eu estive aqui no dia da abertura do curso, conversei com algumas mulheres e a maioria delas nem conhecia as máquinas. Voltar aqui e vê-las costurando e fabricando calças jeans é uma grande satisfação”, ressalta o vice-prefeito.

O curso de costura industrial é uma iniciativa da Prefeitura de Lucas do Rio Verde em parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA). As aulas começaram no dia 2 de março, com 30 mulheres. Atualmente são 27.

A dona de casa Ivete Reis Dalmolin é uma das alunas. Casada e mãe de quatro filhos, ela conta que quando iniciou o curso tinha apenas uma noção de corte e costura, mas não sabia fabricar calça jeans. “Eu olhava e imaginava, como será que é feita? Eu não sabia, não tinha conhecimento das máquinas”.

Aos 55 anos de idade, ela revela que já trabalhou em várias áreas, mas sempre sonhou em ser costureira. “Já trabalhei em salão de beleza, na parte de enfermagem, mas a minha grande paixão sempre foi a costura”.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Márcio Albieri, a qualificação das mulheres faz parte de um projeto que inclui também o Condomínio Rosa, local que irá abrigar os empreendimentos do setor de confecções.

As obras estão em fase final e a previsão é entregar no mês de junho. O local terá capacidade para abrigar até 28 empresários, com espaço para treinamentos e toda a infraestrutura para o desenvolvimento do setor.

“Muitas cidades como Cianorte e Maringá, que hoje são grandes polos da indústria de confecções começaram com muito menos do que nós estamos começando. A nossa expectativa é transformar Lucas do Rio Verde em médio e longo prazo em um polo, atraindo compradores de todas as regiões”.

Com quase 90 dias de aprendizado focado na produção de calças jeans, as costureiras já estão com um grande estoque de peças prontas. A intenção é realizar um grande bazar para a comercialização das roupas. A data ainda não foi definida, mas os preços, serão atrativos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO