Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Mato Grosso

Vigilância Ambiental alerta para aumento de notificações de casos suspeitos de dengue

04.09.2015
10:11
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Vigilância Ambiental alerta que de janeiro até agora, foram notificados 849 casos, destes, 360 foram confirmados como positivos para a dengue. No mês de agosto de 2014, foram notificados oito casos suspeitos de dengue, já em agosto de 2015 houve um aumento significativo de 762%, com 61 casos suspeitos notificados.  

Segundo o departamento, o aumento dos números de casos em relação ao ano passado é preocupante. Dessa forma, o departamento alerta que cada cidadão deve se  responsabilizar pelo seu imóvel, habitado ou não. Sendo esse terreno baldio, o proprietário deve providenciar a limpeza deixando o imóvel livre de lixo e entulhos que venham a servir de depósitos de água para o desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti .

De acordo com Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado na primeira semana do mês de setembro em 0,7% dos imóveis analisados no estudo foram encontradas larvas do mosquito nos depósitos A2 (Depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico como tonel, tambor, barril, tina, depósito de barro (filtros, moringas, potes), cisternas, caixa d’água, captação de água em poço/cacimba). Também foram encontradas larvas em depósitos do tipo B (Vasos/frascos com água, prato, garrafas, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais) e D2 (Lixo (recipientes plásticos, garrafas, latas), sucatas em pátios e ferro velhos (PE), entulhos de construção).

O aceitável pelo Ministério da Saúde é um índice de até 1%, mesmo com o índice. O departamento pontua que mesmo com índice considerado baixo, os casos notificados como suspeitos estão aumentando. 

O setor tem acompanhado e intensificado as ações de controle ao Aedes Aegypit, mosquito transmissor da Dengue/Chikungunya/Zika, ações essas acompanhadas pelo Comitê Municipal de Acompanhamento e Assessoramento às Ações de Controle em Vigilância em Saúde.

A Vigilância Ambiental atende a população nas ações de prevenção do mosquito, para que nossa equipe possa realizar um bom trabalho, há necessidade de que as pessoas que tenham sinais e sintomas da Dengue/Chikungunya/Zika procurem as Unidades de Saúde para receber tratamento e realizar a notificação de suspeita do caso. A principal prevenção é que os moradores continuem a combater o mosquito, evitando manter em suas residências qualquer recipiente que venha a ser um criadouro do mosquito.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO