Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Mato Grosso

Vigilância Ambiental intensifica ações de combate ao aedes aegypti em Sorriso

19.08.2015
09:30
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mosquito Aedes Aegypti

A Vigilância Ambiental tem intensificado as ações de controle ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. De acordo com a coordenação, hoje o índice de infestação do município está em 2,68%, enquanto que o índice aceitável de larvas é de até 1%. Até esta semana -18 de agosto, 811 casos foram notificados e 349 foram confirmados.

As ações são desenvolvidas em conjunto com as Secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Educação. No último sábado (15), o departamento de Vigilância Ambiental acompanhou a coleta de entulho no assentamento Jonas Pinheiro. Em parceria com a Secretaria de Educação, o departamento realiza reuniões nos bairros efetivando ações de prevenção contra a dengue, evidenciando o assunto nas escolas. Na semana passada também foi realizada reunião com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para falar sobre o assunto, para que sejam elencadas as ações preventivas em cada unidade de saúde.

Outra ação é o tratamento das bocas-de-lobo (BL) e poços de visita (PV). Nesse caso, são atendidas denúncias e dados os devidos encaminhamentos para o setor responsável, caso não seja de competência do setor de Vigilância Ambiental. Regularmente o departamento realiza os bloqueios de casos notificados de dengue, além de ações de prevenções a cada quinze dias nos pontos estratégicos. O departamento conta com quatro equipes para vistorias a cada 60 dias nos quintais, residências e comércios, orientando a população.

A coordenação do departamento de Vigilância Ambiental alerta que ao sentir sintomas da dengue, é essencial que a população procure uma unidade de saúde para a realização do procedimento correto e para a notificação do caso suspeito. É necessário também a remoção de todo e qualquer recipiente que possa servir de criadouro do mosquito aedes aegypti, comuns em lixo, brinquedos, vasos de flor, baldes, tanques, dispostos no terreno das residências. A manutenção da limpeza dos terrenos e a cooperação no combate ao aedes aegypti é responsabilidade de todos os cidadãos, lembra o departamento.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO