Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Mato Grosso

Visita de secretários da UFMT marca início dos trabalhos para implantação de um campus em Lucas

24.03.2017
08:50
FONTE: Ascom/Francieli Cela

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Visita de secretários da UFMT marca início dos trabalhos para implantação de um campus em Lucas do Rio Verde
Foi realizado na tarde dessa quarta-feira (23) um encontro com o prefeito Luiz Binotti, o secretário de Articulação e Relações Institucionais da UFMT, Fabrício Carvalho, o secretário de Tecnologia Educacional da UFMT e coordenador da UAB, Alexandre Martins, o professor doutor Joanis Tilemahos, secretários municipais e vereadores, para planejar os caminhos para viabilizar a implantação de um campus da Universidade Federal no município.

O prefeito Luiz Binotti destacou a importância deste encontro e da visita realizada na semana passada ao reitor em exercício Evandro Soares, em Cuiabá, como passos essenciais para efetuar a implantação da UFMT em Lucas.

“O sonho da UFMT em Lucas do Rio Verde já existe há vários anos, existe um documento protocolado na Câmara Federal desde 2011, porém acabou parando. Agora nós estamos retomando a ideia de trazer um campus da UFMT para Lucas, sabemos que não é do dia para noite. Estamos iniciando essa conversa com a reitoria da UFMT, na semana passada nós fomos até Cuiabá, visitamos a UFMT e agora recebemos o retorno da visita, e a partir disso vamos começar alguns processos técnicos e a elaboração de documentos” pontuou Binotti.

Um dos pontos abordados na reunião é a necessidade de incluir no processo a sociedade organizada e os setores industriais. “Queremos envolver toda a sociedade organizada, o setor produtivo, agroindustrial, o setor educacional, poder público para que em conjunto possamos buscar esse grande sonho que é a universidade pública para nossos jovens luverdenses”, ressaltou o prefeito.

De acordo com o secretário de Articulação e Relações Institucionais da UFMT, Fabrício Carvalho, a visita de hoje ao município contou com a presença de secretários, assessores e professores dos campi de Cuiabá e Sinop, e salientou que é uma determinação da reitora da UFMT, Myrian Serra, a expansão da universidade para outras cidades do estado com o apoio de parceiros e da mobilização da sociedade.

“O primeiro caminho é a universidade já estar aqui amanhã, isso a gente faz com cursos de extensão, com educação continuada, trazendo tecnologia, trazendo assessoria, isso é trazer a UFMT de maneira imediata, óbvio que os cursos de graduação, cursos presenciais, pós-graduação, o prédio físico, isso sim depende de um tratamento político em que todo o estado tem que estar motivado, a sociedade civil organizada, o setor produtivo organizado, no sentido de oficializar essa demanda ao Ministério da Educação, levando essa demanda e mostrando a importância da região já que Lucas é um polo de desenvolvimento da agroindústria do Mato Grosso”, relatou Carvalho.

Segundo o prefeito, com a vinda da universidade pública, será possível ofertar mais qualificação aos jovens luverdenses e dos municípios vizinhos. “A vinda da universidade aqui vai gerar mais mão de obra qualificada, nós poderemos transformar Lucas do Rio Verde num polo educacional, num polo do conhecimento, que vai atrair pessoas de toda a região para estudar no município”, finalizou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO