Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

10 equipamentos essenciais para andar de moto com segurança

20.08.2015
18:42
FONTE: Agência Conversion

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Andar de moto exige prudência e cuidado, uma vez que todo motoqueiro corre o risco de sofrer uma queda a qualquer momento. Para evitar desde danos pequenos até outros maiores, o uso de alguns equipamentos é fundamental para proteger a vida do condutor. 

Abaixo, selecionamos 10 itens importantes para andar de moto bem equipado e com o máximo de segurança. Confira.

Proteção adequada é fundamental
Quem é motociclista sabe que nem todo tipo de capacete pode ser usado para andar de moto. Antes de comprar o equipamento, verifique se ele possui o selo do Inmetro e do OCP (Organismo de Certificação do Produto). Os modelos regulamentados são: integral (fechado), misto (queixeira removível), modular (frente móvel) e aberto (sem queixeira).

Calçado apropriado
O uso de um calçado adequado é uma das principais recomendações dadas para quem anda de moto. A fim de proteger os pés e calcanhares do motociclista, o melhor é usar uma bota de alta performance e, de preferência, sem cadarço, como essa (para não correr o risco de enroscar na corrente).

Calça reforçada
Quando for andar de moto, escolha uma calça adequada. Jeans próprios para motociclismo, por exemplo, são ótimos para serem usados no dia a dia. Apesar de não parecerem diferentes, eles têm proteção para os quadris e joelhos.

Capacete confortável e seguro
Na hora de escolher um capacete, é fundamental vesti-lo e verificar se ele se ajusta corretamente na cabeça, uma vez que proteções folgadas podem cair durante a pilotagem. É recomendável optar por modelos mais claros, que esquentam menos, e com viseira ampla, que proporciona boa área de visão lateral.

Jaqueta adequada
Entre os tipos de jaqueta indicados para os motociclistas estão a de cordura e a de couro. A primeira tem a textura do tecido, é resistente, traz entradas de ventilação e suporta chuvas medianas. Já os modelos ventilados são perfeitos para o verão por serem impermeáveis. Existem também outros tipos mais básicos que oferecem reforços nos cotovelos, ombros e costas.

Luvas protetoras
Mesmo em passeios curtos, as luvas são importantíssimas. Os modelos de couro são indicados por oferecerem maior proteção e serem bem resistentes à chuva. Para quem fica incomodado com o calor que elas geram, vale optar pelas de tecido com reforços para as palmas e a parte superior dos ossos das mãos.

Mochila compacta e prática
Para quem não gosta do baú preso na moto e prefere a praticidade de uma mochila, existem modelos especiais para os motoqueiros. Muito resistentes, elas vêm com engates frontais para travar a bolsa contra o peito e com cobertura traseira impermeável.

Óculos escuros
O ideal é usar óculos de acetato (tipo de plástico) por dentro do capacete, isso porque as peças de uma armação de metal podem acabar machucando o rosto em um eventual acidente. Além disso, invista em lentes de policarbonato, mais resistentes contra impacto de objetos “voadores”. Já existem capacetes no mercado que vêm acompanhados de práticas lentes escuras retráteis.

Polaina/Capa para proteger os pés da chuva
As polainas são excelentes para que os pés não encharquem com a chuva. É indicado que elas tenham abertura na parte traseira dos pés, assim ele não escorregará ao apoiar a planta do pé no chão.

Roupa impermeável
O uso de uma roupa impermeável é essencial nos dias de chuva. Se já tiver uma jaqueta assim, adquira uma calça para não ficar molhado sobre a moto, sofrer com a falta de flexibilidade e correr o risco de escorregar e se desequilibrar, causando um acidente.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO