Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

48% dos eleitores de Analândia, SP, ainda não cadastraram a biometria

28.03.2014
10:44
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Justiça Eleitoral levantou que 48% dos eleitores de Analândia (SP) ainda não fizeram o cadastramento da biometria para as eleições deste ano. O sistema, que identifica o eleitor pela impressão digital, é feito até esta sexta-feira (28) na cidade e, sem ele, o título é cancelado.

O eleitor passa pela triagem onde são avaliados os documentos, que são registrados no sistema junto a uma foto do eleitor. Em Analândia, a revisão eleitoral foi solicitada pela Justiça Eleitoral, já que a cidade tem mais eleitores do que habitantes. Até quarta-feira, pouco mais da metade dos 5,3 mil eleitores havia feito a biometria.

Como são muitas as pessoas que ainda não regularizaram a situação, há risco de eleitores ficarem sem atendimento. “É praticamente impossível atender 2,7 mil eleitores em dois dias, porque a capacidade por dia é atender 280 eleitores”, disse.

Título cancelado

Sem o recadastramento, a pessoa perde o título e pode enfrentar outros problemas. “Com o CPF, porque vai constar uma irregularidade no título, ela não vai poder votar esse ano. Ela ainda vai ter problemas para tirar passaporte”, afirmou a analista judiciária Andrea Lagoeiro.

Em outras cidades onde o recadastramento foi obrigatório muitos eleitores não compareceram e perderam o título. Em Corumbataí, são 901 - 25,77% do eleitorado - nessa situação. Em Itirapina, foram 1.734 eleitores (17,43%). Já em Santa Gertrudes, 3.632 pessoas (21,45%) não registraram a digital e não poderão votar nas próximas eleições. 

“Somando o eleitorado desses municípios o comparecimento foi em torno de 75%, que é adequado para nós. Em Analândia falta comparecer 48% do eleitorado, o que é considerado preocupante pela Justiça Eleitoral”, disse o chefe do cartório eleitoral João Carlos Duckur.

Horário e alternativa

O cartório funciona nesta sexta das 8h30 às 16h30. Quem não fizer o cadastramento em Analândia vai ter que ir ao cartório eleitoral de Rio Claro até o dia 7 de maio, caso contrário fica impedido de votar.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO