Mato Grosso, 24 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Acusação convida 30 pessoas para sessão com Dilma no Senado

28.08.2016
17:58
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A advogada Janaína Paschoal, uma das autoras do pedido de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, divulgou neste domingo (28) a lista de convidados da acusação para acompanhar o depoimento da petista no Senado nesta segunda-feira (29). Conforme o G1 adiantou, a relação prioriza representantes de movimentos sociais.

Dilma terá 30 minutos para fazer um pronunciamento em defesa própria, tempo que poderá ser estendido a critério do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ricardo Lewandowki, que comanda os trabalhos. Em seguida, ela será questionada pelo senadores, mas poderá escolher quais responder.

A relação da acusação, com 30 nomes, prioriza representantes de movimentos sociais e inclui Maria Lucia Pereira Wilken Bicudo, filha do jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido de impeachment ao lado de Janaína e do advogado Miguel Reale Júnior.

Também estão convidados Kim Kataguiri, do Movimento Brasil Livre (MBL), Rogério Chequer, do Vem pra Rua, e Carla Zambelli, porta-voz do NasRuas.

Em outubro do ano passado, Carla foi uma das manifestantes que se algemaram em volta de uma coluna do Salão Verde da Câmara dos Deputados para pressionar o então presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a abrir o processo de impeachment.

A acusação chamou ainda as advogadas Beatriz Kicis Torrents de Sordi e Claudia de Faria Castro, autoras de um dos pedidos de impeachment do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

No pedido entregue ao Senado, elas argumentaram que Janot também deveria ter pedido, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma por suposta tentativa de obstrução às investigações da operação Lava Jato, quando a petista enviou um termo de possa para Lula chefiar a Casa Civil.

Segundo Janaína, a maioria dos nomes da lista foi indicada pela sociedade civil. "Os movimentos indicaram 27 pessoas, as demais foram apontadas pela assessoria dos senadores", afirmou ao G1.

Do lado da presidente afastada, a lista também já foi divulgada e entre os convidados estão Lula, 18 ex-ministros e presidentes de partidos aliados, incluindo PT, PCdoB e PDT.

A plateia deverá ser acomodados na galeria, que é a parte superior destinada ao público. Cada parte ficará de um lado, separada pelas equipes de TV e fotógrafos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO