Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Aécio diz que o 'natural' é PSDB apoiar Delgado e Luiz Henrique

30.01.2015
15:32
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Aécio Neves participou de encontro do PSDB ao lado do também senador Aloysio Nunes
O presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), reafirmou nesta sexta-feira (30) o apoio do partido ao deputado Júlio Delgado (PSB-MG) na disputa pela presidência da Câmara e ao senador Luiz Henrique (PMDB-SC) na corrida pelo comando ao Senado. As eleições nas duas Casas serão no domingo (1º), quando tomam posse os parlamentares eleitores para a legislatura que começa este ano.

"O caminho natural do PSDB é fortalecer a candidatura do deputado Júlio Delgado, que é a candidatura que, ao meu ver apresenta, as melhores condições de garantir a independência fundamental que a Câmara dos Deputados não teve nos últimos anos. No Senado não é diferente, a candidatura do senador Luis Henrique atende a essa mesma aspiração", disse o tucano, que participou de uma reunião de parlamentares do PSDB em um hotel de Brasília.

Delgado disputa com Arlindo Chinaglia (PT-SP), o candidato apoiado pelo governo, e com Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que tem dito que, se eleito, não faria um mandato de oposição nem de submissão ao governo de Dilma Rousseff. Também já anunciou que vai disputar a presidência da Cãmara o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ).

No Senado, Luiz Henrique é visto como uma alternativa ao atual presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), que deve se candidatar à reeleição.

Para Aécio, as candidaturas que o PSDB defende evitarão que o Legislativo seja "acuado, submisso e, principalmente, submetido às vontades e orientações do Palácio do Planalto".

As negociações dos partidos em torno das eleições da Câmara e do Senado têm sido intensas nos últimos dias. Na Câmara, Delgado é o único candidato que se apresenta como de oposição. No entanto, parlamentares insatisfeitos com o governo têm conversado com Cunha, que desde o ano passado comanda um bloco informal de parlamentares insatisfeitos com o governo de Dilma Rousseff.

Aécio fez questão de ressaltar que o PSDB votará "em sua integralidade" em Delgado e que, aqueles que apostam em apoio de deputados do partido a outros candidatos irão "se frustrar".

O PSDB desde o final do ano passado assumiu um compromisso com a candidatura de Júlio Delgado, e o PSDB agirá como partido político. O PSDB não permitirá computações individuais, e qualquer um candidato que acha que poderá se fazer irá se frustar. O PSDB votará em Júlio Delgado na sua integralidade, é o que eu espero", concluiu.

'Falência' do governo

Aécio, que disputou o segundo turno da eleição presidencial de 2014, fez críticas à gestão da presidente Dilma Rousseff e disse que o país assiste à "falência do governo". Ele deu a declaração quando comentava dados recentes das contas públicas e as denúncias de corrupção na Petrobras. 

"Nós estamos assistindo no dia-a-dia o atestado absoluto de falência do governo. Esse governo que não tem sequer hombridade e dignidade de reconhecer os seus erros, que não se julga no dever de explicar para a população brasileira que o Brasil de hoje é diferente do Brasil cantado em verso e prosa na campanha eleitoral há poucos meses", disse.

Em seguida, o tucano voltou ao tema das eleições e disse que situações que o PSDB denunciava durante as eleições agora podem ser vistas de forma "cristalina" pela população.

"Infelizmente hoje o que o Brasil está provando é o veneno de um governo que agiu irresponsavelmente ao longo de todos os anos. Tudo o que nós denunciamos ao longo da campanha eleitoral hoje aparece para a população brasileira de forma absolutamente cristalina, seja em relação aos dados da economia, seja em relação aos dados fiscais do governo e seja em relação à corrupção da Petrobras", afirmou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO