Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Aécio Neves diz que usou aeroporto de Cláudio 'de forma inadvertida'

01.08.2014
09:14
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou nesta quinta-feira (31) durante inauguração de comitê de campanha em Belo Horizonte que usou o aeroporto no município de Cláudio (MG) "de forma inadvertida". O aeroporto fica em área que pertenceu ao tio-avô de Aécio e é alvo de investigação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) porque estaria em funcionamento sem autorização.

A obra custou cerca de R$ 14 milhões e foi concluída em 2010, último ano do mandato de Aécio como governador do estado. O terreno onde fica o aeroporto foi desapropriado pelo governo de Minas em 2008. Aécio Neves nega irregularidades na construção do aeroporto e afirma que as denúncias que apontam favorecimento ao tio-avô são "mentirosas". O Ministério Público também apura se houve irregularidades na obra.

Em artigo publicado na edição desta quinta (31) na "Folha de S.Paulo", o candidato admitiu ter usado “umas poucas vezes” o aeroporto.

Durante a inauguração do comitê da campanha na capital mineira, Aécio falou novamente sobre o tema.

"A obra foi corretíssima. Não me furto a responder sobre esse assunto. A obra foi planejada como milhares de outras feitas em Minas Gerais. O que há, na verdade, é uma grande demora da Anac em fazer essas homologações. Eu fui de forma inadvertida. Não procurei saber se havia ou não a homologação. Se isso é um erro, eu assumo esse erro", disse Aécio Neves.

Montezuma

Além do aeroporto de Cláudio, Aécio reconheceu ter usado uma outra pista em Montezuma (MG), construída na década de 1980 e reformada durante o governo dele em Minas. Na região, fica uma fazenda que ele herdou do pai. As duas pistas funcionam sem homologação da Anac.

Segundo a Anac, o processo de homologação do aeroporto de Cláudio começou em julho de 2011 e ainda não foi concluído porque o governo de Minas não enviou todos os documentos necessários. Sobre o aeroporto de Montezuma, a Anac informou que não há nenhum processo na agência neste momento.

Ministérios

O tucano comentou ainda declaração da presidente Dilma Rousseff, que na véspera rebateu críticas dos adversários sobre o tamanho do ministério e afirmou que os outros candidatos deveriam mencionar quais pastas poderiam ser cortadas. Aécio Neves disse que o ex-governador mineiro Antonio Anastasia vai preparar um desenho do ministério.

Ele afirmou que os cortes em seu eventual governo serviriam para "desburocratizar" e não porque as pastas teriam "menor relevância". Segundo o candidato, a intenção é reduzir o número de cargos comissionados.

"O governador Anastasia está incumbido por mim de preparar os desenhos das novas estruturas do governo.

 Eu tenho até citado um estudo de uma universidade americana, que, avaliando mais de 100 países, chegou à conclusão que aqueles que têm de 21 a 23 ministérios são os que apresentam os melhores resultados. Eu acho que esse número é o adequado. Isso não significa que ações hoje comandadas por ministérios tenham menor relevância no governo."

Aécio Neves também negou que tenha convidado o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa para ser ministro em um eventual governo do PSDB. O tucano, porém, elogiou o magistrado.
"Eu quero de público, aqui, reconhecer o papel extremamente importante, eu diria exemplar, que teve o ministro Joaquim Barbosa. A Justiça brasileira e a democracia devem muito aos seus exemplos."

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO