Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Aécio promete buscar 'alternativa' para extinguir fator previdenciário

19.09.2014
15:05
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Aécio Neves participou de ato de campanha no Rio de Janeiro
O candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, prometeu nesta sexta-feira (19), durante encontro com mulheres metalúrgicas no sindicato da categoria em São Paulo, que, se eleito, buscará alternativas para extinguir o fator previdenciário.

O fator previdenciário é um mecanismo que desestimula a aposentadoria por tempo de contribuição antes da idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens – quando mais cedo a pessoa decidir se aposentar, menor será o valor do benefício.

Aécio esteve presente no encontro de mulheres metalúrgicas do estado acompanhado do governador Geraldo Alckmin e do deputado federal Paulinho da Força. Antes do evento, ele se reuniu com algumas das principais entidades sindicais do país, entre as quais a Força Sindical, para discutir as demandas do segmento.

Ele afirmou ser um "compromisso pessoal" buscar uma alternativa para o fator previdenciário.
"Assumi um compromisso, que talvez seja o maior de todos eles, de ter um diálogo permanente com os líderes dos trabalhadores brasileiros de todos os segmentos. E é este dialogo permanente que vai nos permitir encontrar alternativas ao longo dos próximos anos para acabarmos com o fator previdenciário de forma responsável. Vamos dialogar, e é pelo diálogo que nós vamos encontrar caminhos, alternativas, que garantam a capacidade de pagamento da previdência, mas impedindo que o fator continue a punir de forma tão violenta, como vem punindo, o salário dos aposentados brasileiros", defendeu ele.

Questionado sobre o tempo necessário para que o governo conseguisse encontrar uma alternativa para a mudança, Aécio respondeu que o diálogo e os estudos já haviam começado.

"O diálogo começa agora, após a nossa eleição. Para que possamos por etapas, de forma verdadeira, clara, sem enrolação como fez o atual governo, encontrar uma política que substitua o fator previdenciário. É um compromisso pessoal meu. A minha equipe econômica já esta mergulhada nessas alternativas e nós vamos fazer isso com olho no olho do trabalhador.  O atual governo governou de costas para a classe trabalhadora", disse.

Aécio se comprometeu também com outros dois pedidos dos sindicalistas, o que chamou de "compromissos": manutenção da atual política do salário mínimo e garantir, pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, indicador oficial da inflação), o reajuste da tabela do imposto de renda.

Pesquisa Datafolha

Aécio Neves comentou a pesquisa Datafolha (*) divulgada nesta sexta-feira em que aparece com 17% de intenções de voto no primeiro turno, atrás de Dilma Rousseff (37%) e Marina Silva (30%).

Segundo o tucano, os dados indicam que a candidatura dele é "a única que cresce em todas as regiões com consistência". "Eu chegarei no segundo turno porque a minha candidatura – e a própria pesquisa divulgada hoje já sinaliza nesta direção – é aquela que vencerá o PT no segundo turno. A minha candidatura é a que permitirá o fim desse ciclo perverso", afirmou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO