Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Afetados pela cheia em três cidades do AM recebem ajuda humanitária

10.08.2014
04:45
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Cheia em Humaitá deixou bairros inundados
Municípios do Amazonas afetados pela cheia dos rios recebem kits de ajuda humanitária. Segundo a Defesa Civil, três cidades da calha do Solimões estão sendo contempladas com a segunda remessa de kits. Ao todo, 37 municípios estão em situação de emergência e dois declararam estado de calamidade pública. A cheia deste ano é considerada a quinta maior já registrada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Segundo o órgão, as regiões do Rio Negro e do Baixo Solimões continuam com águas altas apesar da vazante. Neste ano, as regiões mais afetadas foram: Madeira, Purus, Juruá, Médio Solimões, Baixo Amazonas e Médio Amazonas.

A Defesa Civil informou, neste sábado (9), que equipes iniciaram, no início deste mês, atendimentos a dez municípios das calhas do Rio Negro e Baixo Solimões que sofrem com os efeitos da cheia. O envio de ajuda no estado começou em fevereiro deste ano.

Os trabalhos de entrega de kits vão atender nove municípios com entregas de 6.400 cestas básicas, 1.500 redes e 1.500 cobertores. Além disso, 19 kits de medicamentos, cedidos pela Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (Susam), também foram enviados às cidades.

Os três municípios da calha do Solimões contemplados na segunda remessa são: Anori, Careiro da Várzea e Manacapuru. Em Anamã, a ação deve vai beneficiar 2.116 famílias. A previsão é que, até o dia 12 de agosto, os municípios de Manaquiri, Maraã, Silves, Tapauá, Tefé e Uarini sejam atendidos.

Segundo balanço do órgão, desde janeiro 1.500 toneladas de alimentos não perecíveis e 52 mil itens de ajuda humanitária (kits de higiene, limpeza e dormitório) que foram destinados às famílias que sofreram impacto das inundações.

Até o momento, 37 municípios estão em situação de emergência: Guajará, Ipixuna, Envira, Lábrea, Pauini, Apuí, Canutama, Manicoré, Novo Aripuanã, Caapiranga, Borba, Nova Olinda do Norte, Tapauá, Itamarati, Autazes, Urucará, Boa Vista do Ramos, Itacoatiara, Anamã, Urucurituba, Careiro da Várzea, Anori, Parintins, Barreirinha, Nhamundá, Careiro Castanho, Manacapuru, Manaus, Maraã, Beruri, Maués, Silves, Tefé, Iranduba, Codajás, Manaquiri e Uarini.Dois municípios estão em estado de calamidade: Humaitá e Boca do Acre.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO