Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Agnelo Queiroz participa de sabatina realizada pela Fecomércio no DF

05.08.2014
02:42
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Governador Agnelo Queiroz durante sabatina realizada pela Fecomércio
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou nesta segunda-feira (4) de  sabatina realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio) sobre as propostas dos candidatos ao GDF para o desenvolvimento econômico da capital. Agnelo foi o primeiro dos candidatos a participar da sabatina.

O governador respondeu a perguntas de diretores de sindicatos sobre problemas no transporte público, infraestrutura, demora na emissão de alvarás, falta de regulamentação sobre a política de resíduos sólidos e roubos e furtos a comércios. Em todos os casos, Agnelo usou exemplos do atual governo para apontar melhorias nas diversas áreas de governo.

Segundo o governador, um dos principais projetos que deve beneficiar o setor comercial – desburocratização do atual sistema de emissão de alvarás e licenças de funcionamento – terá a primeira parte concluída até o fim deste ano. De acordo com ele, um novo sistema eletrônico vai funcionar como um Na Hora de alvarás para reduzir a quantidade de passos e pessoas envolvidas no processo.

"Queremos dinamizar a nossa economia, ter uma economia mais ágil, mais desburocratizada. Brasília foi escolhida, por conta da crediblidade que tem hoje, para ser um piloto para o Brasil junto ao governo federal na implantação do projeto de desburocratização", disse. "O tempo de abir empresa, fechar empresa, [emitir] certidões, tudo que se gasta com essa burocracia para fazer, estamos avançando, sobretudo com a instalação de sistema eletronico de tirar certidões, sem a presença física das pessoas, o que dará agilidade, transparência e dinamismo ao sistema."

O governador também falou sobre o projeto para Brasília nos próximos 50 anos, que tem como um de seus principais pilares a construção de um novo aeroporto. "Tudo já está previsto em uma área na região de Planaltina para instalação de um segundo aeroporto. Se não separar a área agora, daqui 20, 30 anos, não tem mais área para construção de um aeroporto, que é estratégico para o desenvolvimento da cidade", disse.

Candidatos

Nesta terça (5),  a federação vai ouvir Luiz Pitiman (PSDB). Toninho do PSOL vai participar do encontro na quarta (6), Rodrigo Rollemberg (PSB) na quinta (7) e José Roberto Arruda (PR) na próxima segunda (11). A Fecomércio informou que convidou para a sabatina apenas candidatos com expressividade nas pesquisas de intenções de voto e que, por esse motivo, Perci Marrara (PCO), não vai participar do encontro.

Pesquisa Ibope divulgada na último dia 30 mostra que Arruda tem 32% das intenções de voto, à frente de Agnelo, com 17%, empatado tecnicamente com Rollemberg, que tem 15%, Toninho do PSOL (PSOL), com 6%, o deputado federal Luiz Pitiman (PSDB), com 6%, e Perci Marrara (PCO), com 1%.

A Fecomércio reune 27 sindicatos que representam mais de 84 mil empresas no DF, que geram mais de 200 mil empregos diretos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO