Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Alckmin diz que não há 'nenhuma decisão' sobre rodízio de água em SP

31.01.2015
02:25
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Alckmin concede entrevista coletiva no Palácio do Planalto, em Brasília
Após se reunir no Palácio do Planalto com a presidente Dilma Rousseff, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, afirmou que não há “nenhuma decisão” sobre a possibilidade de haver rodízio no fornecimento de água no estado.

Na última terça, o diretor da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Paulo Massato Yoshimoto, disse que a companhia pode adotar rodízio de cinco dias sem água por semana se o volume de chuvas não aumentar no Sistema Cantareira.

“Em relação à questão do rodízio, não há nenhuma decisão tomada. Esse assunto é técnico. A Sabesp está avaliando, monitorando permanentemente  e o que nós fizemos, com bons resultados, foi garantir o aumento de oferta de água onde era possível, como a interligação do sistema [Cantareira] a outros sistemas”, disse.

Na semana passada, o governo federal incluiu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) as obras de ligação do rio Paraíba do Sul (RJ) ao Sistema Cantareira, um dos responsáveis pelo abastecimento de água na Grande São Paulo.

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), as obras deverão custar R$ 830 milhões e, de acordo com a Sabesp, ficarão prontas em 18 meses.

O encontro de Dilma e Alckmin faz parte de uma série de reuniões que a presidente teve com governadores de estados do Sudeste para tratar da seca que atinge a região. Na última terça (28), Dilma se encontrou com Fernando Pimentel (MG) e Luiz Fernando Pezão (RJ).

A seca que atinge principalmente os estados da região Sudeste é considerada pelo governo federal a pior dos últimos 84 anos. Na última sexta (23), seis ministros se reuniram no Palácio do Planalto para avaliar a situação. Após o encontro, Izabella Teixeira (Meio Ambiente) disse que o governo apoiará estados em obras para garantir o abastecimento.

Apoio do governo federal

Ao lado de Geraldo Alckmin, o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) disse que o governo federal vai ajudar os estados em ações para garantir o fornecimento de água nos estados da região Sudeste.

Mercadante afirmou que a reunião desta tarde avaliou o cenário da “pior série histórica” de chuvas em São Paulo, com impacto “muito grande” para a segurança hídrica do estado. Segundo o ministro, o governo buscará “parcerias” para aumentar a oferta de água.

“Nós estamos sempre buscando construir essa agenda, onde o governo federal possa participar de projetos que possam ser desenhados, estruturados pelos governos estaduais. […] Nós vamos buscar uma boa coordenação entre a ANA e os governos estaduais para construir parcerias que melhorem essa situação difícil que o Sudeste – e hoje, especialmente, São Paulo – enfrenta”, disse. "Tudo o que estiver ao nosso alcance, nós faremos" completou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO