Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Aplicativo para Smartphones vai contribuir com trânsito de Salvador

18.09.2014
08:45
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Com o objetivo de servir como uma ferramenta para auxiliar o trânsito das grandes cidades, o aplicativo “Cidadão do Trânsito”, que já está em pleno funcionamento, foi lançado na AppStore e Playstore, e podem ser baixados gratuitamente pelos usuários de smartphones e tablets.  "Cidadão no Trânsito" é um aplicativo colaborativo. O conteúdo será formado por imagens das situações ou imprevistos que acontecem no trânsito, enviadas pelos motoristas e pedestres. 

Os condutores serão os próprios olheiros do trânsito, por isso precisam interagir com o aplicativo. Os motoristas e pedestres devem publicar imagens da situação real das vias de trafego. É simples, basta clicar e enviar a foto. Todas as imagens enviadas serão mantidas em sigilo, para evitar constrangimentos e garantir a segurança da fonte. Apenas os órgãos reguladores do trânsito podem ter acesso ao banco de imagens. “Uma maneira prática de informar o cidadão infrator ao setor de fiscalização do trânsito municipal”, afirma Flávio Souza, um dos idealizadores do projeto.

De acordo com um estudo realizado pela Mobile Marketing Association, em parceria com o IBOPE Nielsen Online, durante o terceiro trimestre de 2013, 10,4 milhões de smartphones foram vendidos no Brasil. A mesma pesquisa estima que até o final deste ano, o país terá cerca de 40 milhões de portadores de smartphones, o equivalente a 20% do total da população do Brasil. 

Além das fotos, o motorista também terá acesso ao portal do Cidadão do Trânsito, onde terá informações do trânsito, com vídeos e notícias sobre as vias com os melhores fluxos do trânsito. Manifestações, veículos e semáforos quebrados, grandes buracos na pista e obras públicas são algumas situações que congestionam o tráfego em Salvador. 

O aplicativo "Cidadão do Trânsito" foi desenvolvido pela empresa baiana Marco Zero Cidadania, que tem como sócios os empresários Flávio Souza e Luiz Paulo Magalhães.  Os criadores acreditam que através do aplicativo, milhares de pessoas poderão contribuir para informar as infrações constantes, que tanto incomodam o seu dia-a-dia nas ruas, como também promover a educação no trânsito.  

"A proposta deste software é estimular que o cidadão passe a ser 'um agente fiscalizador' do trânsito. Consequentemente, esta ação, de denunciar os acontecimentos e infrações, pode melhorar o fluxo de carros na cidade, a curto e médio prazo", afirma Luiz Magalhães. 

Em Salvador, não existe quantidade de agentes de trânsito satisfatória para fiscalizar mais de um milhão de veículos na capital. Entretanto, o “Cidadão do Trânsito” possibilita que o condutor exerça a sua cidadania, participando e contribuindo para a melhoria do trânsito em sua cidade.  A informação rápida e fiel (através da imagem) trará uma agilidade e eficiência na fiscalização dos condutores, que é feita pelos agentes da Transalvador. 

O motorista também deve registrar infrações cometidas por outros condutores, como carga e descarga em horário e local irregulares, parada em fila dupla, parada na faixa de pedestre, e até mesmo estacionamento em local proibido ou em vagas exclusivas para idosos, gestantes e deficientes. 

Flávio Souza conta que a ideia de montar este aplicativo surgiu com sua indignação no engarrafamento diário na sua volta do trabalho. Ele diz que sempre aconteciam episódios que atrapalhavam o trânsito na via, e na maioria das vezes, os órgãos de trânsito não tinham conhecimentos daquele fato. Além disso, as rádios não informam no momento real. Na maioria das vezes, só são divulgados graves acidentes nas vias mais conhecidas.

Como funciona
O aplicativo “Cidadão do Trânsito” tem o funcionamento parecido com das redes sociais. O cidadão deve baixar o aplicativo no seu smartphone ou tablete, e ao identificar um acontecimento ou infração de outro motorista, registra uma foto e envia instantaneamente para o programa.

Após a denúncia, a equipe Central de Monitoramento mais próxima do local, posta a imagem no portal e aciona o Órgão de Trânsito, para que envie um agente ao local.  O motorista também pode consultar o aplicativo para ficar informado sobre situação do trânsito e os acontecimentos das vias que deseja transitar.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO