Mato Grosso, 25 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Após 36 horas sem luz, produtores do DF perdem 600kg de peixe

26.01.2015
11:45
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Bombas que garantem o oxigênio nos tanques de água pararam de funcionar
Os donos de uma chácara no Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina, no Distrito Federal, tiveram um prejuízo de R$ 4,8 mil com a perda de mais de 600kg de peixes. Eles ficaram 36 horas sem luz entre as 19h de quinta-feira (22) e a manhã de sábado (24). De acordo com a CEB, a demora no religamento foi causada pelo grande número de chamadas.

Com a queda de energia, as bombas que garantem o oxigênio nos tanques de água pararam de funcionar. Um dos proprietários, Aldinei Lorenzoni, afirmou que a falta de luz de quinta-feira (22) atingiu toda a região.

Minutos depois, a energia voltou nas outras chácaras, menos na dele. Ele disse que o poste ficou com a "canela caída", quando desarma um ferro da rede de alta tensão. Lorenzoni afirmou que fez inúmeros chamados à Companhia Energética de Brasília (CEB), mas a empresa não mandou nenhum técnico no local.

A CEB informou que desde quinta-feira houve muitos pedidos de religação de energia em todo o DF. Por causa disso, segundo a companhia, alguns atendimentos demoraram mais, como foi o caso da chácara em Planaltina. De acordo com a empresa, a falta de luz no Núcleo Rural Tabatinga foi causada pela queima do fusível de um poste devido a uma descarga elétrica. Como fica em uma área rural extensa, a companhia afirmou que o atendimento é mais difícil.

Sem luz

Uma pane em duas subestações de Furnas no Distrito Federal provocou falta de energia em cinco regiões da capital no início da manhã desta quinta-feira (22), segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB).

Guará, Ceilândia, Taguatinga, Estrutural e Vicente Pires ficaram sem energia elétrica por aproximadamente uma hora. Lúcio Costa, no Guará, também foi afetada. A companhia informou que 257.525 unidades consumidoras, entre elas residências, comércio, e hospitais, ficaram sem energia.

Em nota, a Furnas informou que, às 6h55, houve um desligamento automático da rede por dispositivos de proteção das linhas de transmissão conectadas à subestação Brasília Sul, pertencente à própria empresa.

Após o incidente, segundo a Furnas, o processo de recomposição do sistema de transmissão foi iniciado e totalmente restabelecido às 7h37. O motivo do desligamento ainda está sendo apurado.

De acordo com a CEB, o corte não foi provocado por sobrecarga e não tem relação com o desligamento de oito subestações, ocorrido na última segunda-feira (19) a pedido do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO