Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Após escolher vítimas pela internet, golpista roubava carros em SC

18.08.2014
10:52
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Depois de concluir a ação, Maicon mudava de celular e desaparecia
O saldo de um ladrão de carros que escolhia as vítimas pela internet é de mais de 50 golpes. Ele fingia ser um comprador, combinava o pagamento, levava o veículo e depois o vendedor descobria a farsa. O caso foi divulgado pelo Estúdio SC neste domingo (17).
O homem possuía uma lista com marcas e modelos específicos de carros. A equipe de reportagem da RBS TV encontrou uma das vítimas que não quis ser identificada, mas contou como o criminoso agia.

O golpista prometeu pagar a vista R$ 15 mil pelo carro do homem. “Ele depositou o envelope e voltou na loja e falou ‘oh, já fiz o depósito de R$ 15 mil’”, conta a vítima, que desconfiou e quis uma garantia. "Falei que tem que entrar dinheiro na conta para liberar o carro. Ele bem tranquilo, um cara muito bom de papo, disse 'não esquenta a cabeça, vamos esperar depois das 16h, a hora que compensar a grana, daí tu me entrega o carro".
 
Perto da hora combinada, o golpista voltou. "Ele entrou no carro para ver o motor, olhar se estava tudo certinho com o carro. Nisso entrou um cliente na minha loja. Quando olhei para atender o cliente, ele ligou o carro e foi embora". O veículo não foi mais encontrado. Mais tarde a vítima descobriu que o envelope depositado no banco estava vazio.

Identificado em rede social

A polícia conseguiu identificar o perfil do suspeito em uma rede social e, nesse perfil, o criminoso combinou uma partida de futebol em Itajaí. Foi neste momento, que os policiais armaram uma emboscada e conseguiram capturar o criminoso. Maicon Rafael Soares foi preso logo depois do jogo, ainda no vestiário.

Na delegacia, ele confessou que aplicava até 30 golpes por mês. Os investigadores acreditam que o número de vítimas pode ser muito maior do que já foi identificado. Entre elas, estão até policiais militares.

Marcas e modelos específicos

Maicon foi preso e confessou o crime. Aos policiais, ele contou em detalhes como agia para atrair as vítimas. O homem possuía uma lista com marcas e modelos específicos de carros. O golpe iniciava, geralmente, pela internet. Ele buscava as vítimas em sites de anúncios de vendas de automóveis, identificava os nomes, telefones e entrava em contato demonstrando interesse.

Conforme a polícia, o criminoso conseguia envolver as vítimas e fazer com que elas acreditassem em sua credibilidade. Depois de concluir a ação, o criminoso mudava de telefone celular e desaparecia.

“Exatamente pelo fato de ele ter uma desenvoltura, uma lábia, de ser uma pessoa muito ardilosa e envolver as pessoas de maneira que elas estabelecessem uma confiança e às vezes até entregassem o veículo, inclusive com recibo transferido para que ele pudesse levar o carro”, explica o delegado Rodrigo Falck Bortolini.

A partir de agora, a polícia busca identificar quem eram os clientes do golpista. Também procura identificar o responsável pela lista de pedidos e para onde os carros furtados eram levados.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO