Mato Grosso, 23 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Assembleia Legislativa de SP vai investigar supostos desvios na FDE

29.08.2014
11:18
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Gestão de Bernardo Ortiz vai ser invstigada pela oposição na Alesp
Uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) será criada na Assembleia Legislativa de São Paulo para investigar supostas irregularidades praticadas pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), vinculada à Secretaria de Educação do Estado e comandada no período pelo ex-prefeito de Taubaté, José Bernardo Ortiz (PSDB).

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Enio Tatto (PT) e foi baseada em denúncias divulgadas pela imprensa e por decisões do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que consideraram irregulares contratos referentes a reformas de escolas, além de aditamentos de contratos superiores aos 25% permitidos por lei.

No relatório, o petista lista a contratação pelo tucano de grandes reformas sem o tipo adequado de licitação, liquidação de despesas sem a existência de contrato ou comprovação de prestações de serviços e fiscalização ineficiente.

José Bernardo Ortiz presidiu a FDE de janeiro de 2011 a março de 2013. Ele é pai do atual prefeito de Taubaté, Ortiz Júnior (PSDB), acusado de ter usado a influência de seu pai enquanto presidente da FDE para formal cartel e interferir na licitação para a compra de mochilas escolares. O dinheiro da suposta concorrência fraudulenta teria sido usado para financiar a campanha a prefeito, em 2012.

A abertura da CPI contou com 33 assinaturas, incluindo os deputados da região, Padre Afonso Lobato (PV) e Marco Aurélio (PT). Os líderes das legendas têm um mês para indicar os nove nomes que vão compor a CPI. A investigação deve durar 120 dias, mas pode ser prorrogada caso seja necessário.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO