Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Nacional / Internacional

Atendimentos a problemas respiratórios aumentam 400% em RO

26.08.2014
11:00
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Queimadas aumentaram 1000 % em junho
O número de solicitações para atender crianças e idosos com renite, asma ou bronquite aumentou em 400% por causa das queimadas em Vilhena (RO). Segundo o Corpo de Bombeiros, atualmente o batalhão recebe pelo menos quatro ligações por dia de pessoas solicitando atendimento por estarem em alguma crise respiratória. Os atendimentos aumentaram na semana passada, devido ao incêndio no setor chacareiro que já destruiu mais de 500 hectares de pastagens e florestas.

Ao G1, o 1° sargento dos Bombeiros, Valdir Dângelo, disse que pelos pulmões serem mais frágeis, as crianças e idosos são os mais atingidos por conta da fumaça. "Além disto, existe muita poeira e a umidade do ar está baixa. Todo dia, recebemos ao menos quatro chamados para socorrer pessoas com crises", explica.  No período das chuvas, de acordo com Dângelo, os chamados para este tipo de atendimento é quase zero.

Após serem acionados, os Bombeiros vão até a residência dos pacientes e os encaminham até o Hospital Regional de Vilhena para serem atendidos por uma equipe médica. De acordo com o 1° sargento dos bombeiros, o mais aconselhável nesta época do ano é que as pessoas com rinite, bronquite ou asma deixem bacia com água dentro dos quartos na hora de dormir. "Pode colocar toalha molhada também, para tentar umidificar o ar. Estas também podem ser colocadas ao lado dos berços e cama das crianças", explica.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a fumaça tem concentrado sobre a cidade de Vilhena durante o período noturno, o que deixa as equipes de saúde em alerta. Os focos de incêndio aumentaram em 1000% desde junho. Na semana passada a Polícia Militar apreendeu seis menores após incendiarem propositalmente uma chácara do município.

Dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) mostram que a umidade relativa está sendo de 40% no mês de agosto.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO