Mato Grosso, 19 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Avião desaparece misteriosamente ao sobrevoar o mar Mediterrâneo

19.05.2016
15:43
FONTE: Do G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto feita no início deste mês em Budapeste, Hungria, mostra o avião Airbus A 320-200 da EgyptAir que desapareceu dos radares durante o voo MS804 nesta sexta-feira (19)

  • Famílias de passageiros aguardam notícias no aeroporto do Cairo

  • Rota do avião da EgyptAir: aeronave decolou de Paris, na França, e voava para o Cairo, no Egito

  • Foto feita no início deste mês em Budapeste, Hungria, mostra o avião Airbus A 320-200 da EgyptAir que desapareceu dos radares durante o voo MS804 nesta sexta-feira (19)

  • Foto feita no início deste mês em Budapeste, Hungria, mostra o avião Airbus A 320-200 da EgyptAir que desapareceu dos radares durante o voo MS804 nesta sexta-feira (19)

Airbus A320 sumiu 20 minutos antes do horário previsto para o pouso. Segundo a companhia aérea, a aeronave voava a 11,3 mil metros de altitude sobre o mar Mediterrâneo às 21h45 de Brasília na quarta-feira (2h45 do Cairo), quando perdeu contato com o radar.

A empresa informou que 56 passageiros, 7 tripulantes e 3 seguranças estavam no voo MS804.

Equipes de resgate egípcias e gregas foram enviadas para a última posição conhecida da aeronave.

Imagem do site Flightradar24 mostra a rota percorrida pelo voo MS804 antes do desaparecimento

Segurança
Segundo especialistas, aeronaves modernas como o Airbus estão equipadas com vários dispositivos eletrônicos que comunicam ao controle em terra sua localização.

Mesmo com um defeito grave, haveria tempo para o piloto agir e informar o controle sobre eventuais problemas. E, quando os aviões enfrentam problemas graves, isso deveria deixar pistas.

Se todos os motores falham ao mesmo tempo, por exemplo, o piloto ainda deveria ser capaz de planar por quilômetros, com tempo suficiente para enviar um pedido de ajuda pelo rádio. E seria possível ver a descida do avião pelo radar.

Em caso de sequestro, os pilotos podem enviar códigos emergenciais especiais, como, por exemplo, quando alguém tenta invadir a cabine de controle.

Se tivesse havido uma súbita despressurização na cabine, por causa de uma janela quebrada, por exemplo, a tripulação poderia mergulhar o avião para reduzir a altitude, mas o avião não deveria se desintegrar.

Normalmente, o desaparecimento súbito de aviões do radar sugere uma súbita falha catastrófica em pleno ar, ou uma ação externa extrema, como um ataque ou uma explosão provocada por uma bomba.

Contato
No caso do Airbus 320 da EgyptAir, controladores de tráfego gregos falaram com os pilotos quando o avião se encontrava sobre a ilha de Kea, e não houve relato de problemas. Este teria sido o último contato feito pela aeronave, cerca de dez minutos antes do desaparecimento.

Depois disso, há informações controversas. Citando um comunicado da EgyptAir, o jornal estatal egípcio al-Ahram disse que o Exército egípcio recebeu uma chamada do avião comunicando problemas por volta das 04:26 do horário local - ou seja, duas horas depois de o voo desaparecer.

Mas, logo depois, o Exército negou a informação e disse que este sinal não foi recebido.

Mistério
A situação inicialmente lembra a de dois outros acidentes: a queda do voo 447 da Air France e o desaparecimento do MH370 da Malaysian Airlines.

O avião da Air France, que fazia a rota entre o Rio de Janeiro e Paris, desapareceu em junho de 2009 quando sobrevoava o Atlântico. Os investigadores levaram anos para encontrar todas as peças e descobrir exatamente o que aconteceu.

Já o caso do MH370 é bem mais misterioso: as primeiras peças foram encontradas apenas no ano passado e o avião não foi localizado até hoje.

Mas há outros incidentes recentes na região que podem indicar possíveis explicações para o desaparecimento do avião.

Em março, um avião da EgyptAir foi sequestrado e desviado para o Chipre. O sequestrador acabou se rendendo e os reféns foram liberados.

Em outubro, uma avião russo que ia do balneário de Sharm el-Sheikh caiu na península do Sinai matando 224 pessoas a bordo.

Rússia e o Egito afirmam que a queda foi causada por um explosivo - militantes do grupo autodenominado Estado Islâmico dizem que explodiram a aeronave.

Atualizado às 15h30min (Horário de Brasília)

EgyptAir diz que destroços de avião são encontrados perto de ilha grega

Os destroços do avião da EgyptAir que caiu nesta quinta-feira (19) no Mar Mediterrâneo foram encontrados perto da ilha Cárpatos, na Grécia, anunciou a companhia aérea em seu Twitter.

A EgyptAir diz que recebeu a informação do Ministério de Relações Exteriores do Egito e que os familiares das vítimas foram informados. Os investigadores egípcios e gregos ainda procuram por mais destroços, informou a companhia.

"O ministério egípcio da aviação civil acaba de receber uma carta oficial do ministério egípcio das Relações Exteriores que confirma a descoberta de destroços do voo desaparecido MS804", anunciou a empresa em sua conta no Twitter.

"A equipe de investigação egípcia, em cooperação com seus contrapartes gregos ainda continuam procurando outras partes do avião", acrescentou.

O voo MS804 partiu do aeroporto Charles de Gaulle nesta quarta às 23h09 (18h09 em Brasília) e deveria pousar cinco horas depois no Aeroporto Internacional do Cairo, na madrugada desta quinta (19), às 3h15 (horário de Paris e do Cairo). Os radares perderam o contato quando o avião passava pelo Mediterrâneo.

RESUMO ATÉ AGORA

O departamento de Defesa da Grécia busca destroços da aeronave no Mediterrâneo com a ajuda de barcos e aviões.

Mais cedo, uma fragata grega em busca do avião encontrou dois grandes objetos flutuando em uma região do mar a 230 milhas (370 km) ao sul da ilha de Creta nesta quinta, disseram fontes da Defesa da Grécia. Os dois objetos parecem ser peças de plástico nas cores vermelho e branco.

Três investigadores franceses e um conselheiro técnico da Airbus viajaram para o Cairo para participar das investigações sobre o desaparecimento da aeronave, anunciou em Paris o secretário dos Transportes, Alain Vidalies.

Os três investigadores do BEA e o conselheiro da Airbus poderão "aconselhar as autoridades egípcias na organização de buscas submarinas com vistas a localizar o avião e as caixas-pretas", destacou o comunicado.

Ainda não é possível confirmar se eles pertencem ao Airbus. Creta fica perto da ilha de Cárpatos, citada pela companhia aérea.

O Ministério da Defesa disse que autoridades investigam o alerta de um capitão de um navio mercante que relatou ter visto uma "chama no céu" cerca de 130 milhas náuticas ao sul da ilha de Cárpatos.

Mudança de rota

O ministro da defesa grego informou que a aeronave estava a 37 mil pés (11.300 metros) e mudou subitamente de rota. "Às 3h39 da manhã (2h39 no horário de Paris e do Cairo) o curso da aeronave era sul e sudeste de Kasos e Cárpatos (ilhas). Imediatamente depois entrou no espaço aéreo do Cairo, fez guinadas e desceu como descrevo: 90 graus para a esquerda e 360 graus para a direita", disse o ministro Panos Kammenos em entrevista coletiva, segundo a Reuters.

Após mudar de rota, o avião reduziu a altitude de 37 mil a 15 mil pés (4,5 mil metros). Quando o Airbus estava a cerca de 10 mil pés (cerca de 3 mil metros) acima do nível do mar, o contato foi perdido, especificou a AFP.

O último contato do piloto ocorreu com a torre de controle de Atenas, na Grécia, 10 minutos antes do desaparecimento.

A MarineTraffic divulgou a projeção do ponto onde o avião foi localizado pela última vez por radares sobre Mediterrâneo.

Segundo a "CNN", o avião já estava no espaço aéreo egípcio. As condições do tempo eram boas, segundo o meteorologista da rede americana.

Hipótese de terrorismo

As causas da queda ainda são desconhecidas, mas autoridades egípcias cogitam a possibilidade de se tratar de um atentado.

O ministro egípcio da Aviação Civil, Sherif Fathi, disse nesta quinta que a possibilidade de um ataque terrorista ter sido a causa do desaparecimento do Airbus A320 da EgyptAir é "mais forte" do que falha técnica, segundo a Associated Press. O ministro disse que, no entanto, é cedo para tirar conclusões sobre a causa desaparecimento do avião.

A EgyptAir divulgou nota negando que a causa do problema tenha sido confirmada. O presidente francês, François Hollande, afirmou que o avião caiu e desapareceu. "Infelizmente, temos a confirmação de que o avião caiu e está perdido", disse. "Nenhuma hipótese pode ser descartada, nem qualquer uma pode ser colocada acima de outra."

Passageiros e tripulação

A aeronave modelo Airbus A320 transportava 56 passageiros (entre eles, uma criança e dois adolescentes) e 10 tripulantes (entre eles, três seguranças), de acordo com a companhia aérea.

Segundo a EgyptAir, o voo transportava 30 egípcios, 15 franceses, além de dois iraquianos, um britânico, um belga, um kuwaitiano, um saudita, um sudanês, um chadiano, um português, um argelino e um canadense. Nenhum brasileiro estava a bordo.

Familiares de passageiros estão no aeroporto do Cairo à espera de notícias de seus parentes.

A companhia aérea informou também que o piloto do avião, cujo nome não foi divulgado ainda, tinha 6.275 horas de voo, incluindo 2.101 horas no comando de um Airbus A320. O copiloto tinha 2.766 horas de voo. A aeronave foi produzida em 2003.


IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO